A véspera de Ano-Novo, também chamada de réveillon (em francês pronunciase [ʁevɛjɔ ]), termo da língua francesa que significa “reanimar”, “despertar”, virada de ano, ou passagem de ano refere-se ao dia 31 de dezembro, precedente ao Dia de Ano Novo nos países que seguem o calendário gregoriano.
Na França do século XVII, o termo réveillon designava festas da nobreza que duravam a noite toda. Essa palavra tem origem no termo réveiller, ou seja, “acordar”, “deixar de dormir”, que por sua vez vem do verbo latino velare, “fazer vigília”, de vigilare, “velar, cuidar, não dormir”. Na cultura francesa atual, réveillon é o nome da festa noturna no dia do ano-novo. como Réveillon de la Saint-Sylvestre, pois o dia 31 de dezembro é o dia de São Silvestre. Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da véspera para se aguardar o ano que chega e, à meia-noite da passagem de 31 de dezembro para 1 de janeiro, faz-se uma queima de fogos de artifício. Segundo o folclore português, esta celebração está ligada a uma lenda popular que deu o nome de Noite de São Silvestre a esta noite.
Kiritimati (ou ilha Christmas), pertencente a Kiribati, e os países Samoa e Tonga são os primeiros a comemorarem a chegada do ano-novo devido ao fuso horário de 14 horas à frente da hora universal, enquanto que Samoa Americana é considerado o último local habitado a despedir-se do ano anterior, pois se encontra onze horas atrasado em relação à hora universal.
No Brasil e em Portugal, o termo se popularizou para se referir à festa de ano-novo. A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo. Normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas, simpatias e costumes, como: comer grãos, sementes de romã, verdura, carne de porco, peixe, macarrão ou uva; usar lingerie de uma determinada cor; beber vinho espumante ou sidra, etc.
Nas praias do Brasil, pessoas costumam celebrar a chegada do ano-novo trajado de branco e fazendo oferendas a Iemanjá.
- No Rio de Janeiro, há queima de fogos e shows musicais ao longo de toda a orla marítima da cidade. A principal concentração, entretanto, ocorre na Praia de Copacabana. Na virada de 2011 para 2012, a queima de fogos em Copacabana durou 16 minutos e contou com cerca de 2 milhões de espectadores. Ainda na mesma festa, a cidade do Rio recebeu, do World Travel Guide, o prêmio de maior festa de réveillon do mundo.

Réveillon Rio de Janeiro
- Em São Paulo, a Avenida Paulista concentra a queima de fogos e as apresentações musicais. Mais cedo, durante a manhã do dia 31, a cidade sedia anualmente a Corrida de São Silvestre, com um percurso de 15 quilômetros contornando o Centro da cidade.

Corrida de São Silvestre

Réveillon São Paulo
- Em Fortaleza, a principal queima de fogos acontece no aterro da Praia de Iracema. A queima de fogos é disparada do Espigão Democrito Dummar por radiofrequência, acompanhada de uma trilha sonora especialmente feita para a festa, criando, no céu, uma verdadeira coreografia de luzes, cores e música.

Réveillon Fortaleza
- Em Manaus, a queima de fogos acontece em vários pontos da cidade, com destaque à Praia da Ponta Negra, que apresenta um show pirotécnico de 10 minutos. É o maior réveillon da Região Norte do Brasil.

Réveillon Manaus
- Em Recife, a queima de fogos ocorre por toda a área litorânea da região metropolitana, nas praias de Boa Viagem, Pina etc. Foram usadas duas barcas que renderam aproximadamente 10 minutos de queima de fogos, além de um público (total) de mais de 900 000 espectadores.

Réveillon Recife
- Em Salvador, na noite de 31 de dezembro, a principal queima de fogos e os shows ocorrem na Praça Cayru, em uma estrutura montada na baía de Todos-os-Santos, perto de ícones turísticos como o Elevador Lacerda e Mercado Modelo, na Cidade Baixa, e em vários outros pontos isolados ao redor da capital.

Réveillon Salvador
- Em Belo Horizonte, a principal festa pirotécnica acontece na Lagoa da Pampulha, realizada pela TV Alterosa. É a maior queima de fogos embarcada em lagoa do Brasil e, eventualmente, tem participações de bandas e shows musicais. São cerca de 15 minutos de fogos.

Réveillon Belo Horizonte

Réveillon Porto Alegre

Réveillon Belém

Réveillon Macapá

Réveillon Boa Vista

Réveillon Rio Branco

Réveillon São Luis

Réveillon Porto Velho

Réveillon Teresina

Réveillon Natal

Réveillon João Pessoa

Réveillon Maceió

Réveillon Aracajú

Réveillon Vitória

Réveillon Curitiba

Réveillon Florianópolis

Réveillon Cuiabá

Réveillon Campo Grande

Réveillon Goiânia

Réveillon Palmas

Réveillon Distrito Federal – Brasília
Espero que tenham gostado.
Paulo Almeida Filho
FONTE e FOTOS: GOOGLE E Wikipédia