Imprensa

Histórias e Lendas do Amazonas

Turismo

Turismo no Amazonas

O Amazonas têm sido motivo de cobiça e curiosidade mundial desde muitos anos. É o sonho de quase todos os viajantes vir um dia navegar pelo Rio Amazonas e conhecer a exuberante e mágica floresta tropical.

Nosso Estado está no coração da Amazônia brasileira e assim oferece uma variedade enorme de atrativos tais como a navegação pelos seus rios, paranás, lagos e igarapés, exploração da floresta através de suas trilhas onde os destaques são suas frondosas arvores, floresta habitada por insetos, repteis pássaros e animais silvestres. O turismo de pesca têm sido uma grande atração e mais recentemente o turismo sustentável nas
comunidades ribeirinhas.

 

Também a riquíssima gastronomia amazonense que tem enorme variedade de pescados de água doce de riquíssimo sabor, destacando-se o Tambaqui, Pirarucu, Tucunaré, Matrinxã, Jaraqui, Sardinha, Pacu, Acari Bodó, Dourado, Surubim entre outros. Também os quelônio: tartaruga tracajá e o Iaçá, tudo isto ao alcance dos visitantes que têm em Manaus variedade de restaurantes para todos os gostos e preços!

 

 

Se decidir conhecer somente nossa capital, em 5 dias o visitante terá oportunidade de realizar uma visita tendo uma visão geral do que podemos oferecer. Como o passeio de dia inteiro, por exemplo, poderá fazer o Encontro das Águas (Rio Negro e Rio Solimões/Rio Amazonas ) e ainda visitar nesse roteiro Vitórias-régias; trilhas na selva, passeios em canoas motorizadas pelos igarapés e igapós (época que o rio está cheio), Comunidade Indígena e até os famosos botos! Muita coisa ele poderá fazer em apenas um dia!

 

Na cidade de Manaus, ele terá como ponto obrigatório o Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Igreja de São Sebastião; Mercado Municipal, o Porto de Manaus (Paço da Liberdade), a Catedral Metropolitana, o Museu do Índio, o Palácio Rio Negro; Palácio da Justiça, Museu da Cidade e seus arredores com prédios do Período da Borracha;

 

o Instituto de Pesquisa da Amazônia – INPA , o Museu da Amazônia – MUSA com o destaque de sua torre de observação); o Zoológico do CIGS (Centro de Instrução e Guerra na Selva); a Ponta Negra com praia perene e passeio público com barracas com guloseimas típicas, artesanato local e ainda terá oportunidade de tomar um banho de rio nas deliciosas águas do Rio Negro culminando com o belíssimo por do sol.

 

Dedique um dia inteiro para conhecer Presidente Figueiredo, lugar de belíssimas cachoeiras, corredeiras, grutas , cavernas e trilhas pela densa floresta ali existente. Aliás, em breve, em outra postagem, faremos um relato sobre este maravilhoso município que fica apenas a 1 hora e meia de Manaus (carro).

 

Não deixe de consultar uma agência de viagem!

Foto da Internet

Nos próximos posts, comentaremos o turismo regional, os hotéis e pousadas de selva e dos vários municípios que temos como opção de visitas.

Seja bem vindo ao Amazonas!

Pedro Mendonça Neto é articulista da Associação Comercial do Amazonas. Mantém artigos sobre turismo.

Comentários

Buscar

Compartilhe

Turismo no Amazonas

Guia de Associados