Imprensa

Notícias

Notícias

Serafim Corrêa é escolhido para comandar a Sedecti, em dia de mudanças no governo estadual

Por Marco Dassori

17 de agosto de 2023 às 15:51 Compartilhe

O ex-prefeito e ex-deputado estadual, Serafim Correa (PSB), é o novo titular da Sedecti (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação). A escolha do novo gestor foi anunciada nesta quarta (16), juntamente com outros cinco novos titulares de órgãos do Executivo estadual. A notícia foi comemorada amplamente pelas lideranças classistas do Amazonas. Os empresários apontaram o currículo do novo secretário estadual, bem como sua expertise na administração pública, como trunfos para conduzir a pasta em uma conjuntura de reforma Tributária e apostas na bioeconomia e matrizes econômicas sustentáveis.

O dia foi marcado também por mudanças na Sepror, com a saída do engenheiro agrônomo, Petrúcio Magalhães Jr, e a entrada do engenheiro de pesca e funcionário concursado do Idam, Daniel Pinto Borges. As mudanças no governo estadual também incluíram a Amazonastur, que passa a ser comandada pelo advogado Ian Henderson Carmo Ribeiro; o Idam, que será gerido pelo administrador de empresas Vanderlei Alvino; a Aadesam (o também administrador Breno Penha Souza Serra); e a Semig (o economista Ronney César Campos Peixoto).

Formado em Economia e Direito, e auditor fiscal de carreira desde 1976, o novo titular da Sedecti está na política há quase 40 anos. Foi vereador (1988-1992) e prefeito (2005-2009) de Manaus, além de deputado estadual em duas legislaturas consecutivas (2014-2022). Serafim Corrêa é o quinto gestor à frente da Sedecti – e o terceiro no segundo mandato de Wilson Lima. Ele assume após dois meses de interinidade de Marco Villella à frente do cargo. O secretário anterior foi Pauderney Avelino, que foi exonerado, depois de pouco mais de quatro meses na função, no mesmo dia em que deixou a presidência do União Brasil no Amazonas – mesmo partido do governador. Os dois titulares anteriores foram Jório Veiga (2019-2022) e Angelus Figueira (2022).

“Excelente conceito”

O comércio comemorou a chegada do novo gestor da Sedecti. Na avaliação do presidente da FCDL-AM, Ezra Azury, o nome de Serafim Corrêa foi “uma excelente escolha”. “Ele é um técnico e um profundo conhecedor da economia do amazonas, além de ser muito bem relacionado com o setor comercial”, resumiu.

O presidente em exercício da Fecomercio-AM, Aderson Frota, concorda. “É uma acertada e inteligente escolha do governador Wilson Lima. Serafim Corrêa é uma pessoa íntegra, competente e experiente para tocar a secretaria estadual. Foi um dos parlamentares mais atuantes na ALE-AM. Esperamos do novo secretário uma política focando nos setores mais atuante da economia do Amazonas: comércio e serviços”, asseverou.

O vice-presidente da ACA, Paulo Couto, considera que a troca de secretariado é saudável, embora o “componente político”, com “raríssimas exceções”, esteja sempre presente. “Porém, no caso do Serafim Correia, sua experiência certamente resultará em um bom trabalho, e o Codam poderá ajudar muito na formulação de políticas públicas de desenvolvimento. Ele tem um excelente conceito junto a classe comercial, tanto por sua competência como por sua integridade. Apostamos no seu trabalho e a ACA, como órgão consultivo do governo do Estado, estará sempre disposta a colaborar e participar na defesa da livre iniciativa e do bem estar da sociedade”, afiançou.

O presidente da assembleia geral da ACA, Ataliba David Antonio Filho, concorda que todas as experiências listadas pelo novo secretário estadual o credenciam para o cargo. “Foi uma escolha acertada do governador Wilson Lima. Acho que o maior desafio enfrentado por ele será aumentar a arrecadação do Estado, sem elevar encargos, mas propiciando uma melhoria no ambiente de negócios e segurança jurídica, o que atrairia ainda mais empresas para o Amazonas”, recomendou

Indústria e a construção

Indústria e construção também elogiaram a escolha do novo titular da Sedecti. O presidente da Fieam, Antonio Silva, disse que essa foi “mais uma decisão acertada” do governador Wilson Lima e que o currículo de Serafim Corrêa “fala por si só”, dada a sua bagagem política “de altíssima relevância” para o atual momento. Segundo o dirigente, o novo secretário estadual é um ávido defensor da ZFM e consegue aliar perfil político agregador e de “ótima interlocução com todos os agentes”, a conhecimento técnico que será de “crucial importância para as discussões que se avizinham”.

“Serafim é, acima de tudo, um técnico de gabarito inconteste. Tenho absoluta convicção de que a Sedecti não poderia estar em melhores mãos. Ele sempre foi um gestor de excelência e um legislador atuante e comprometido com as demandas da sociedade amazonense. Essa conjunção entre conhecimento, experiência e perfil conciliador nos garante que, assim como sempre o fez, desempenhará um grande trabalho à frente da pasta de desenvolvimento econômico”, celebrou.

Para o presidente da Aficam, Roberto Moreno, a nomeação de Serafim Correa é uma decisão correta, pois trata-se de “pessoa impar” na sociedade amazonense, além de um técnico que já provou sua capacidade administrativa em praticamente todos os cargos de gestão que lhe foram confiados. “Com certeza, sua atuação dará fluidez à secretaria, e às demandas importantes que essa pasta lhe trará. Tudo isso agregado a todo o conhecimento que ele acumulou em sua brilhante carreira em todos esses anos”, elogiou.

Já o presidente do Sinduscon-AM, Frank Souza, também considerou que Serafim Corrêa é uma boa escolha para a Sedecti. “Ele é um profundo conhecedor dos tributos e pode ajudar a arredondar uma série de coisas em torno das particularidades do Amazonas no âmbito da reforma Tributária. Ressalve-se a questão da Zona Franca. O que se fala é que o escopo principal está feito, mas vai precisar de muita contribuição para ajustar uma séria de pontos do texto. Ele deve trazer muita luz e foco para essa discussão, para que isso não encareça nossa economia no futuro. Vamos torcer que ele também consiga implementar projetos econômicos e socieconômicos”, analisou.

Coordenada:

Petrucio Magalhães deixa a Sepror

Esta quarta (16) foi marcada também pela saída do Petrúcio Magalhães Jr do comando da Sepror. Ele era um dos mais longevos membros do secretário estadual, presente no cargo desde o primeiro dia do primeiro governo de Wilson Lima, há quatro anos. Em seu lugar, entrou o engenheiro de pesca e funcionário concursado do Idam, Daniel Pinto Borges. O presidente da Faea, Muni Lourenço, fez um balanço positivo da gestão do ex-secretário e disse que o setor mantém boas expectativas em relação ao novo titular.

“A gestão do secretário Petrúcio foi exitosa e promoveu avanços importantes na implementação de programas de fomento à atividade rural. Nossa expectativa é que o novo secretário da Sepror possa intensificar o desenvolvimento agropecuário amazonense, fortalecendo as políticas públicas. É fundamental que nosso Estado continue crescendo na produção rural, bem como, na geração de emprego e renda no campo”, encerrou.

Comentários

Buscar

Compartilhe

Serafim Corrêa é escolhido para comandar a Sedecti, em dia de mudanças no governo estadual

Guia de Associados