Imprensa

Histórias e Lendas do Amazonas

Turismo

Os maiores municípios do Amazonas por população – Atalaia do Norte

Por Paulo Almeida FilhoAtali

24 de janeiro de 2023 às 14:40 Compartilhe

Atalaia do Norte é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas.

 

Fica na Região Norte do país. Pertencente à Região Geográfica Intermediária de Tefé e Região Geográfica Imediata de Tabatinga, localiza-se a sudoeste de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 1 136 km.

 

Ocupa uma área de 76 354,985 km² e sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, era de 20 868 habitantes, sendo assim o trigésimo oitavo município mais populoso do Amazonas e o oitavo de sua microrregião.

 

O município de Atalaia do Norte é mundialmente conhecido por abranger grande parte da Terra Indígena no Vale do Javari, a qual é a maior reserva de índios isolados do mundo, além de ter sido o local de uma das maiores quedas cósmicas da história moderna, que ficou conhecida como Evento do Rio Curuçá.

 

História – Os habitantes originais da região eram os índios MATSÉS TICUNAS E MARUBO.

 

Entre os anos 1864 e 1874, ocorreram confrontos na região entre os indígenas e o pessoal das comissões mistas brasileiro-peruanas encarregadas das demarcações de fronteiras.

 

Em 1938 foi criado o distrito de “Remate de Males”, subordinado ao município de Benjamin Constant.

 

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Atalaia do Norte pela lei estadual nº 96 de 19 de dezembro de 1955.

 

O Município de Atalaia do Norte possui uma estrutura político-administrativa composta pelo Poder Executivo, chefiado por um Prefeito eleito por sufrágio universal, o qual é auxiliado diretamente por secretários municipais nomeados por ele, e pelo Poder Legislativo, institucionalizado pela Câmara Municipal de Atalaia do Norte, órgão colegiado de representação dos munícipes que é composto por vereadores também eleitos por sufrágio universal.

 

Em 2009, o município possuía um total de 3 estabelecimentos de saúde, sendo todos estes públicos municipais ou estaduais, entre hospitais, pronto-socorros, postos de saúde e serviços odontológicos. Neles havia 31 leitos para internação. Em 2014, 99,87% das crianças menores de 1 ano de idade estavam com a carteira de vacinação em dia. O índice de mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos, em 2016, foi de 34,21 indicando um aumento em comparação a 1995, quando o índice foi de 32,26 óbitos a cada mil nascidos vivos. Entre crianças menores de 1 ano de idade, a taxa de mortalidade reduziu de 32,26 (1995) para 26,68 a cada mil nascidos vivos, totalizando, em números absolutos, 187 óbitos nesta faixa etária entre 1995 e 2016. No mesmo ano, 27,11% das crianças que nasceram no município eram de mães adolescentes, uma das maiores incidências entre os municípios amazonenses, em se tratando de planejamento familiar. Conforme dados do Sistema Único de Saúde (SUS), órgão do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade devido a acidentes de transportes terrestres registrou 5,38 óbitos em 2016, revelando um aumento comparando-se com o resultado de anos anteriores, quando não se registrou nenhum óbito neste indicador. Ainda conforme o SUS, baseado em pesquisa promovida pelo Sistema de Informações Hospitalares do DATASUS, não houve internações hospitalares relacionadas ao uso abusivo de bebidas alcoólicas e outras drogas, entre 2008 e 2017.

 

Atalaia do Norte possuía, até 2009, estabelecimentos de saúde especializados em clínica médica, obstetrícia e pediatria e nenhum estabelecimento de saúde com especialização em cirurgia bucomaxilofacial, neurocirurgia, psiquiatria e outras especialidades médicas.

 

Dos estabelecimentos de saúde, apenas 1 deles era com internação.

 

Até 2016, havia 14 registros de casos de HIV/AIDS, tendo uma taxa de incidência, em 2016, de 0 casos a cada 100 mil habitantes, e a mortalidade, em 2016, de 0 óbitos a cada 100 mil habitantes. Entre 2001 e 2012 houve 97 casos de doenças transmitidas por mosquitos e insetos, sendo as principais delas a leishmaniose e a dengue.

 

 

Espero que tenham gostado.

Paulo Almeida Filho – Inativo/Am

FONTE: Wikipédia, Google, FIBGE.

Espero que tenham gostado.

Paulo Almeida Filho – Inativo/Am

FONTE: Wikipédia, Google, FIBGE.

Buscar

Compartilhe

Os maiores municípios do Amazonas por população – Atalaia do Norte

Guia de Associados