Imprensa

Notícias

Finanças

O que é taxa anual associativa MEI? Descubra se você precisa pagar

28 de outubro de 2022 às 15:49 Compartilhe

O que é taxa anual associativa MEI? Descubra se você precisa pagar

O que é taxa anual associativa MEI? Descubra se você precisa pagar.

Ao abrir um CNPJ MEI é comum receber diversos e-mails, ligações e mensagens com ofertas de serviços que você não sabia da existência ou necessidade antes.

Nós sabemos como esse processo e o volume de informações pode ser confuso em um primeiro momento e, neste contexto, muitos empreendedores são expostos a golpes e fraudes.

De acordo com informações compartilhadas pelo Instituto de Segurança Pública do Estado (ISP), apenas no mês de maio, um em cada seis registros de ocorrência registrados no órgão era relacionado a golpes, virtuais ou não.

A cobrança da taxa anual associativa é mais um exemplo dessas práticas que usam dados públicos dos microempreendedores para enviar mensagens com cobranças falsas.

Preparamos este artigo para ajudar você a identificar esse golpe, saber como proceder e ainda ter certeza de quais taxas o MEI realmente precisa pagar.

O que é taxa anual associativa MEI

A taxa anual associativa, como o próprio nome diz, se refere a um valor pago para associações comerciais ou empresariais. Existem diversas dessas organizações, praticamente uma para cada atividade, nas quais o empreendedor pode se associar com seu devido consentimento.

Acontece que inúmeros microempreendedores têm recebido uma cobrança por e-mail (como aparece na imagem abaixo), com características de um documento oficial, informando que o documento irá para protesto em caso de não pagamento.

 

O fato é que, de acordo com a Lei nº 9.317/96 , “a contribuição sindical, na condição de tributo instituído pela União, não é devida pelas microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples.”

Portanto, nenhum MEI precisa realizar o pagamento de qualquer valor a instituição à qual não tenha se associado voluntariamente.

Entenda se você precisa pagar a taxa anual associativa MEI

É uma prática comum a abertura de empresas fantasma para aplicar os golpes, embora, em alguns casos, o golpe seja criado apropriando-se de informações de empresas reais, visto que todos os dados de empresas abertas ficam disponíveis para consulta publicamente (inclusive dados dos MEIs).

Recebemos diversas mensagens sobre o assunto e nossa equipe contábil e jurídica verificou os dados de umas das empresas que tem enviado esse e-mail. Apesar de se apropriar de símbolos oficiais, na maior parte dos casos, são cobranças falsas.

Entenda se você precisa pagar a taxa anual associativa MEI.

 

Em uma dessas cobranças, quando consultamos o número do selo no site do Sistema Extrajudicial Eletrônico (SEE), descobrimos que já existe uma notificação de que o selo está sendo utilizado no âmbito de fraudes de intimações de protesto.

Ainda que esse tipo prática aconteça há alguns anos, inclusive levando o Ministério do Trabalho a publicar uma nota técnica sobre o assunto, um número crescente de pessoas segue sofrendo este tipo de ameaça.

Como se proteger de golpes:

Falando nisso, chegou a hora de falar da única obrigação que você precisa pagar todos os meses.

Guia DAS: sua única obrigação mensal

O microempreendedor individual possui, sim, uma obrigação mensal para desempenhar a sua atividade: o pagamento da Guia DAS. Esse pagamento mensal engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais, ou seja, é como você vai recolher impostos.

Você pode acessar o Guia DAS no Portal do Governo Federal ou diretamente no nosso aplicativo.

Em 2022, a contribuição mensal vai de R$ 61,60 a R$66,60, dependendo do segmento:

Reforçando: você não possui qualquer outra obrigação financeira além do DAS e do eventual pagamento de multas e juros por atraso no envio da Declaração Anual do MEI.

Como o mais MaisMei pode ajudar

Ser empreendedor é realmente algo novo para muitas pessoas. Dúvidas são mais comuns do que imaginamos e essa é uma das principais motivações do MaisMei. Somos uma empresa com foco total no Microempreendedor Individual e nosso objetivo é ser um aliado desses profissionais do início ao fim de qualquer procedimento, seja para acessar a Guia DAS, realizar a Declaração Anual de Faturamento ou até mesmo ser a ponte para você conseguir empréstimos para investir na sua atividade.

Sua confiança é fundamental para realizarmos o nosso trabalho, por isso, além de manter seus dados protegidos, jamais realizamos cobranças de serviços não solicitados, aderimos a taxas associativas ou enviamos Carta Protesto.

O compromisso de toda equipe do MaisMei é manter essa categoria, que hoje é formada por mais de 13 milhões de trabalhadores, atualizada sobre notícias relevantes e em contato com os melhores conteúdos educativos para consolidar seus negócios.

Se você está chegando agora, fica aqui as nossas boas vindas e o convite para conhecer mais conteúdos educativos em nosso blog.

 

Fonte: MaisMei

Comentários

Buscar

Compartilhe

O que é taxa anual associativa MEI? Descubra se você precisa pagar

Guia de Associados