Imprensa

Turismo

Novo Airão

O município de Novo Airão está localizado no baixo rio Negro, com acesso pela rodovia Manoel Urbano (AM-070), pouco antes de chegar a Manacapuru vire à direita e são mais 80km pela AM-352, conhecida como estrada de Novo Airão.

Com veículo próprio, ônibus partindo diariamente da Rodoviária de Manaus ou com taxi lotação (Ponto dos taxis antes do acesso à Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como Ponte Rio Negro) a cidade de Novo Airão vale a visita.

O fenômeno turístico em Novo Airão é uma realidade, isso se deve ao seu riquíssimo patrimônio natural com destaque para as suas unidades de conservação, ao patrimônio cultural onde prevalece à valorização dos costumes e crenças dos povos tradicionais da Amazônia, e ainda o patrimônio histórico do lugar, com destaque para as ruínas de Velho Airão. A atividade com foco no turismo sustentável está sendo fomentada, visando à preservação destes patrimônios.

Foto: (C) Claus/@belavistalodge

Aproximadamente 85% da área total do Município de Novo Airão é protegida por unidades de Conservação e Reserva Indígena (com destaques para os Parques Nacionais: Anavilhanas e Jaú), aliás, Novo Airão é considerado como “portal de entrada” para os respectivos parques. A observação da flora e fauna é passível de ser apreciado em todos os passeios pelas unidades de conservação existentes no município.

As riquezas dos sítios arqueológicos, inscrições rupestres, os artesanatos, as inúmeras praias, além do calendário de eventos com as festas regionais. Marque na agenda

O município dispõe de uma boa infraestrutura turística, com uma gastronomia que vai do simples ao requintado, meios de hospedagens para todos os públicos e ainda, alguns atrativos turísticos localizados na própria cidade (como a interação com os botos).

Em Novo Airão, o artesanato, além das referências culturais, envolve também a questão social e ambiental. As peças produzidas no município utilizam de reaproveitamento e matéria-prima de área de manejo.

Para desfrutar de todos esses atrativos, basta entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT – Localizado na entrada da cidade) ou consultar seu Agente de Viagem.

Ricardo Pedroso é articulista da Associação Comercial do Amazonas. Mantém artigos sobre turismo.

Buscar

Compartilhe

Novo Airão

Guia de Associados