Engana-se quem imagina Manaus uma cidade comum. Localizada na região norte do Brasil, à margem esquerda do Rio Negro, Manaus é o portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta: a Floresta Amazônica. Convive com um extraordinário estoque de recursos naturais, representado por 20% da reserva de água doce do mundo, um banco genético de inestimável valor e grandes jazidas de minérios, gás e petróleo. A importância da região é incalculável.
Privilegiada pela posição geográfica e por ser a capital do maior Estado amazônico, o Amazonas, a cidade destaca-se pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental, dando exemplo de compromisso e responsabilidade. O ecoturismo, o turismo de eventos, o turismo cultural, o turismo gastronômico, a pesca esportiva, entre outros segmentos do setor, assumem papel de destaque, sinalizando novos caminhos para a autossustentabilidade da região.
Em Manaus, história e modernidade convivem harmoniosamente. A Cidade movimenta e acompanha as exigências do seu tempo. Ao lado da exuberância das belezas naturais está a paisagem de um parque industrial com numerosas empresas cuja tecnologia de ponta é a mesma utilizada nos mais avançados centros de produção de todo o mundo. As obras de infraestrutura urbana movimentaram a cidade nos últimos anos, mudando a paisagem e modernizando-a. Passagens de nível, duplicação de avenidas e construção de viadutos são apenas alguns exemplos do ritmo acelerado das transformações vividas por Manaus. A multiplicação dos equipamentos de esporte e lazer é outro sinal de mudança. Preparada para receber visitantes de qualquer procedência, que venham a negócios ou a lazer, a cidade está mais bonita do que nunca. Com modernidade, mas sem perder o encanto e a exuberância natural.
Foto: internet
Ricardo Pedroso é articulista da Associação Comercial do Amazonas. Mantém artigos sobre turismo.