Imprensa

Gente que Faz

Gente que Faz

Flávio Grillo

Flávio Grillo e a história da Distribuidora Casa Portugal

18 de julho de 2022 às 15:43 Compartilhe

 

Flávio Grillo, fundador da Ditribuidora Casa Portugal. Foto: ACA

Dono de um sorriso largo e de uma simpatia sem igual, o empresário Flávio Grillo, tem muita história para contar!

Nascido em Portugal, Flávio Grilo chegou ao Brasil ainda bebê. Filho de uma empregada doméstica e de um empresário, seguiu carreira militar e quando jovem, iniciou um pequeno negócio com a esposa, Marfisa Grillo, sua companheira da vida inteira. Tratava-se de uma distribuidora de bebidas, a “Distribuidora Casa Portugal”, que recentemente completou 47 anos de história, sendo 40 anos atuando no varejo.

Devido a sua rotina militar, o comércio ficava a maioria do tempo sob o comando de Marfisa, que se mostrou uma administradora nata. Ele nos conta emocionado o quanto foi essencial ter a sua companheira ao seu lado nos negócios:

Flávio Grillo e sua esposa, Marfisa Grillo

Flávio Grillo e sua esposa, Marfisa Grillo. Foto: Reprodução das redes sociais

“Tudo começou, eu sendo militar, ela tomando conta das coisas. Ela nunca cobrou nada, mas quem aparece sou eu e o filho, e ela sempre se manteve lá. A empresa é uma realidade de 2 jovens que nasceram para se amar, mas um entendendo o outro. Eu sou o que sou, por causa dela. Todos os títulos que eu tenho, eu agradeço a ela. Eu agradeço a essa mulher incrível que veio do interior, teve que deixar pai e mãe lá, e hoje é uma grande mulher! É o amor da minha vida”, disse ele, em meio às lágrimas.

A Casa Portugal iniciou suas atividades no ano de 1975, como distribuidora de bebidas Cerpa, em seguida atuou no ramo de panificação, sendo a primeira distribuidora de pão empacotado no Amazonas. Já em 1982, começou a distribuir a bananinha Paraibuna, através da venda no varejo porta a porta, produto que é o carro chefe do seu estabelecimento até hoje!

“A empresa iniciou como indústria de bebidas, virou indústria de panificação, nós fomos a primeira indústria de pão empacotado de Manaus. Nós também fomos a primeira grande indústria a atender o distrito industrial, nós fazíamos para o distrito, 100 mil pães por dia, 80 mil salgadinhos. Nós atendíamos 50 indústrias, e depois nós tivemos a ideia de colocar a padaria dentro da indústria. Foi um divisor de águas”, lembrou ele.

Flávio atribui a longevidade da empresa a Marfisa, que teve sempre muita inteligência na administração e sempre prestou o suporte emocional que ele precisava nos momentos de dificuldade:

“Ela me dizia: tenha paciência, essa é só uma hora do problema, quem sabe amanhã, já está resolvido”, lembrou ele.

A Distribuidora Casa Portugal atua no Amazonas na capital Manaus e em mais 32 municípios, além de ter filiais no Pará, Rondônia, Roraima e Acre. A distribuidora atende Grandes redes de drogarias e supermercados, além de bancas de revistas e demais comércios, totalizando 7852 mil clientes ativos, sendo a maior distribuidora da Bananinha Paraibuna do Brasil.

Hoje, Grillo é Coronel militar da reserva do exército brasileiro e atual presidente do Luso Sporting Club desde o ano de 2020. A casa Portugal permanece como uma empresa familiar, administrada por seu filho, Grillo Neto, que frequenta a organização desde os 10 anos, e sempre se envolveu na operação.

 

Por Karina Ramos

Supervisão e Edição: Paulo Couto

Buscar

Compartilhe

Flávio Grillo

Guia de Associados