Imprensa

Histórias e Lendas do Amazonas

História

FACULDADE DE MEDICINA NO AMAZONAS – 1ª TURMA – 1971

Por Paulo Almeida Filho

1 de julho de 2024 às 13:20 Compartilhe

A FORMAÇÃO DE MÉDICOS NO ESTADO DO AMAZONAS, INICIOU-SE DEPOIS DA CRIAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS (UA – HOJE UFAM) ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DO CONSUNI Nº 06/65 DE 20/11/1965, INSTALADA EM SESSÃO SOLENE EM 04/12/1965.

LOGO DEPOIS ACONTECEU O PRIMEIRO VESTIBULAR E EM MAIO DO ANO SEGUINTE (1966) A PRIMEIRA TURMA DE ALUNOS INICIOU OS ESTUDOS.

A FORMATURA DESSES PIONEIROS ACONTECEU EM 1971, EM SESSÃO SOLENE NO
TEATRO AMAZONAS, E, FESTA DE FORMATURA NO ATLETICO RIO NEGRO CLUBE EM MANAUS, CONTANDO COM A PRESENÇA DAS MAIORES AUTORIDADES DO ESTDADO, TAL A IMPORTÂNCIA QUE O CURSO TINHA PARA A CIDADE E PARA A REGIÃO AMAZÔNICA.

NAQUELE ANO TAMBÉM ACONTECEU O CREDENCIAMENTO DO CURSO JUNTO AO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) ATRAVÉS DO DECRETO Nº 69609, DE 29/11/1971.

ATÉ O ANO DE 1971, TODOS OS FORMANDOS EM MEDICINA, CURSAVAM ESTE CURSO EM OUTROS ESTADOS BRASILEIROS, POR NÃO EXISTIR EM MANAUS.

INÚMEROS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS MARCARAM A CIDADE DE MANAUS
NAQUELES ANOS DE 1960, ENTRE OS MAIS IMPORTANTES A ÉPOCA DA DITADURA MILITAR, INICIO DA ZONA FRANCA DE MANAUS, PRESENCIANDO-SE UMA EXPANSÃO DA CIDADE PARA TODOS OS LADOS E CHEGADAS DE PESSOAS DE TODO O BRASIL.

OS PRIMEIROS ALUNOS VINHAM DE TODA PARTE! METADE ERA DAQUI E A OUTRA METADE DE DIFERENTES ESTADOS BRASILEIROS. MUITOS DELES AQUI SE FIXARAM, CONSTRUIRAM SUAS FAMILIAS, VIDAS E PROFISSÃO.

UM DOS FATOS MARCANTES DO INICIO DA DÉCADA DE 70, FOI A DOAÇÃO DE GRANDE GLEBA DE TERRA AO LADO DO INPA, DESTINADO A ALBERGAR O CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS. NAQUELE MESMO PERÍODO CRIA-SE O INSTITUTO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA (ICB) NO “MINI-CAMPUS”, NOSSO MAIOR ALIADO NA FORMAÇÃO MÉDICA. OS ALUNOS ATÉ INICIAM O „‟CICLO BÁSICO‟‟ NO ICB E DEPOIS COMPLETAM OS ESTUDOS NA
FACULDADE DE MEDICINA, AO LADO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETULIO VARGAS.

DURANTE O PROCESSO DE CONCEPÇÃO, CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO CURSO,
TOMARAM A FRENTE INÚMEROS IDEALISTAS, PROFESSORES, POLITICOS E CIDADÃOS QUE NÃO CABERIA A CITAÇÃO NESTE RESUMO.

EM 1965, O PRESIDENTE DO BRASIL ERA O GENERAL CASTELO BRANCO. NO ESTADO DO AMAZONAS, CAPITANEAVA E FAZIA AS INTERLOCUÇÕES O GOVERNADOR ARTHUR CÉZAR FERREIRA REIS. DENTRO DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS, DESTACOU-SE O MAGNIFICO REITOR JAUARY GUIMARÃES S. MARINHO.

INSTALOU-SE DEFINITIVAMENTE A FACULDADE DE MEDICINA PELO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA ÉPOCA.

COMO TODA INSTITUIÇÃO NOVA, EXISTIRAM MUITAS DIFICULDADES INICIAIS,
SUPERADAS NOS ANOS 60 E 70.

MANAUS ERA UMA CIDADE PEQUENA (CERCA DE 300.000 HABITANTES), CONTAVA COM POUCOS MÉDICOS (CERCA DE 80) E ERA DISTANTES DOS GRANDES CENTROS. ALÉM DISSO, HAVIA PROFISSIONAIS CONTRÁRIOS A SUA CRIAÇÃO NESTA CAPITAL.

MESMO COM TUDO ISSO, O CURSO INICIOU FUNCIONANDO PRECARIAMENTE NAS DEPENDÊNCIAS DE UM ANTIGO GRUPO ESCOLAR “PLACIDO SERRANO”.

 

 

GRUPO ESCOLAR “PLACIDO SERRANO” – NESTA DATA.

APELIDADO DE “TIO PATINHAS”, AOS FUNDOS DO HOSPITAL GETÚLIO VARGAS, QUE TAMBÉM INICIOU SUAS ATIVIDADES EM 1965.

VÁRIOS PROFESSORES DESBRAVADORES E EMPREENDEDORES FIZERAM A FACULDADE FUNCIONAR.

HAVIA ESFORÇOS HERCÚLEOS E GARRA DESCOMUNAL DOS ESTUDANTES DAS
PRIMEIRAS TURMAS. EM 1967, FOI CONSTRUIDO O PRÉDIO DA ‟ESCOLA MÉDICA” , O MESMO QUE AINDA SE UTILIZA HOJE, NA RUA AFONSO PENA, 1053, PRAÇA 14 DE JANEIRO / CRUZANDO COM A ANTIGA „‟BOULEVARD AMAZONAS‟‟. POR OUTRO LADO, O HOSPITAL GETULIO VARGAS, (HOJE HUGV), APARELHADO JUNTO COM SEU PRONTO SOCORRO E UM AMBULATÓRIO (AMBULATÓRIO ARAUJO LIMA) TAMBÉM COMEÇARAM A FUNCIONAR. NESTES DOIS LOCAIS OS ESTUDANTES TIVERAM GRANDE PARTE DOS CENÁRIOS DE PRÁTICA PARA O
„‟CICLO PROFISSIONAL‟‟, EM ESPECIAL NAS ÁREAS DE CLÍNICAS MÉDICA E CIRÚRGICA. OUTRA GRANDE PARTE DO CENÁRIO ERA ESPALHADA PELA CIDADE DE MANAUS, O QUE AINDA HOJE É NOSSA REALIDADE.

O PERÍODO INTERMEDIÁRIO – ANOS 70/80/90 – NOS ANOS SEGUINTES, PASSAMOS POR UM PERÍODO DE CONSOLIDAÇÃO DO CURSO.

FOI CRIADA A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FCS) QUE REUNIA TRÊS CURSOS:
MEDICINA, ODONTOLOGIA E FARMÁCIA. ESTA ESTRUTURA TORNOU-SE UMA DAS MAIS COMPLEXAS DA UFAM EM TODOS OS SENTIDOS. VISAVA OTIMIZAR ESFORÇOS, PERMITINDO REALIZAR PRÁTICAS MULTIPROFISSIONAIS. A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA FICAVA FRAGMENTADA ENTRE O „‟ICB‟‟, MEDICINA, ODONTOLOGIA E FARMÁCIA. AS PRÁTICAS ERAM ESPALHADAS PELA CIDADE EM MÚLTIPLOS LOCAIS, SERVIÇOS DE SAÚDE, HOSPITAIS E POSTOS DE SAÚDE. ALÉM DISSO, INICIAVAM OS ESTÁGIOS NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS ATRAVÉS DO CENTRO RURAL UNIVERSITÁRIO DE TREINAMENTO E AÇÃO COMUNITÁRIA – ‟CRUTAC”, QUE CRESCERAM E HOJE SE APRESENTAM COMO IMPORTANTE REFERENCIAL DO CURSO.

EM 2007, A  “FCS” FOI DESMEMBRADA.

PARALELAMENTE, OUTRO FATO HISTÓRICO MERECE MENÇÃO. EM 1982, TODO O
PATRIMONIO DO ‟HGV“, DO ESTADO DO AMAZONAS, FOI TRANSFERIDO PARA A “UFAM”, TRANSFORMANDO-SE NO „‟HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETULIO VARGAS (HUGV).

REGISTRE-SE QUE NOS ANOS ANTERIORES TINHA HAVIDO DISCUSSÕES CALOROSAS SOBRE O FATO DE O CURSO PERMANECER NO QUARTEIRÃO DO ‟HUGV”  OU SER TRANSFERIDO PARA O HOSPITAL ADRIANO JORGE E ADJACÊNCIAS, TENDO SITO VITORIOSA A PRIMEIRA PROPOSTA.

A PARTIR DE 1971, NOSSOS EGRESSOS MÉDICOS, PASSARAM A OCUPAR O VAZIO
PROFISSIONAL EXISTENTE NA CIDADE DE MANAUS. MUNICIPIOS DO INTERIOR E TODA A AMAZÔNIA OCIDENTAL (ACRE, RONDÔNIA, RORAIMA, INTERIOR DO AMAZONAS E PARTE DO PARÁ). DEVE SER REGISTRADO QUE DURANTE 30 ANOS A ‟UFAM” COLOCAVA NO MUNDO PROFISSIONAL CERCA DE 100 MÉDICOS POR ANO, SENDO A ÚNICA FORMADORA DE MÉDICOS PARA A AMAZÔNIA OCIDENTAL. MUITOS EGRESSOS VOLTARAM PARA SUA CIDADES DE ORIGEM PARA POR LÁ TRABALHAREM.

NESTA ÉPOCA ATUAL, JÁ EXISTEM 19 (DEZENOVE) FACULDADES DE MEDICINA NA REGIÃO NORTE, GRADUANDO CERCA DE 1.200 MÉDICOS NESTA REGIÃO.

NA ESTEIRA DA HISTÓRIA DE MANAUS, NOS ANOS 70, 80 E 90, VEMOS A CRIAÇÃO DE VÁRIOS HOSPITAIS, CUJA SEMENTEIRA FOI NOSSA FACULDADE DE MEDICINA, INCLUINDO-SE: O ‟HOSPITAL DE MOLÉSTIAS TROPICAIS DR. HEITOR DOURADO (IMT-DVD)” , ‟FHEMOAM”  – FUNDAÇÃO HOSPITALAR HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS, ‟FCECON” – FUNDAÇÃO CENTRO DE CONTROLE DE ONCOLOGIA E, ‟HOSPITAL FRANCISCA MENDES – HFM“, ESPECIALIZADO EM DOENÇAS CARDIACAS.

OS NOSSOS EGRESSOS PASSARAM A OCUPAR AS LACUNAS VAZIAS DOS DIVERSOS
SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA: MATERNIDADE, UBS – UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, SERVIÇOS DE PRONTO ATENDIMENTO E HOSPITAIS CONSOLIDADOS NA CAPITAL (EX.: PRONTO SOCORRO 28 DE AGOSTO, PRONTO SOCORRO JOÃO LÚCIO, FUAM – FUNDAÇÃO ALFREDO DA MATA – DERMATOLOGIA E VENEREOLOGIA HOSPITAL ADRIANO JORGE, HOSPITAL BENEFICENTE PORTUGUES, ETC), BEM COMO O INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL (IML) E MUITO OUTROS LOCAIS.

DADOS GERAIS SOBRE O CURSO – EM 56 ANOS DE EXISTÊNCIA, JÁ FORAM GRADUADOS 4540 (QUATRO MIL E QUINHENTOS E QUARENTA MÉDICOS). ATUALMENTE OS CURSOS CONTAM COM MAIS DE 900 (NOVECENTOS) ESTUDANTES. A ENTRADA DOS 112 ESTUDANTES É FEITA ANUALMENTE ATRAVÉS DOS ‟PSC” (PROGRAMA DE SELEÇÃO CONTINUA) e ‟ENEM”  (EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO) EM DUAS TURMAS DE 56 (CINQUENTA E SEIS) QUE ENTRAM EM CADA SEMESTRE.

DURANTE ESTE PERÍODO, FORAM DIRETORES DA FACULDADE DE MEDICINA:

NOME E PERÍODO:

– Mário Augusto Pinto de Moraes 1966-1969

– Ernani Araújo de Aguiar Corrêa 1969-1971

– José Bernardes Sobrinho 1971-1972

– Carlos A. Telles de Borborema 1973-1975

– Walter Dantas Corrêa de Góes 1975-1981

– José Di Tomaso Donadio 1981-1985

– Joaquim José de Melo 1985-1989

– Alcidarta dos Reis Gadelha 1989-1992

– Menabarreto S. França 1993-1997

– Elias Vicente da Cruz Santos 1997-1998

– José Wilson de S. Cavalcante 1998-2001

– Lourivaldo R. de Souza 2001-2002

– Carlos A. Telles Borborema 2002-2006

– Paulo Jacob Santiago 2006

– Aluízio Valério de Miranda 2006-2007

– Juscimar Carneiro Nunes 2007-2008

– Edilbert S. Brito Filho 2007-2008

– Antônio Matos Tavares 2008

– Dirceu Benedicto Ferreira 2009-2012 e 2013-2017

– Ione Rodrigues Brum 2017-2021

– Edson de Oliveira Andrade 2021 – até os dias tuais

‟O PRIMEIRO VESTIBULAR PARA O CURSO DE MEDICINA DO AMAZONAS ACONTECEU EM 1965 E A FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA FOI EM 1971, NUMA SESSÃO SOLENE NO TEATRO AMAZONAS, E BAILE NO ATLETICO RIO NEGRO CLUBE, COM A PRESENÇA DAS MAIORES AUTORIDADES, TAL A IMPORTÂNCIA QUE O CURSO TINHA PARA A CIDADE, NAQUELE TEMPO”.

1ª TURMA DE MÉDICOS DA UE DO AMAZONAS EM 1971 = 45 FORMANDOS

MUITOS DOS MÉDICOS QUE ESTAVAM SE FORMANDO, TINHAM UM HISTÓRICO PESSOAL ANTERIOR AO INICIO DO CURSO.

MEU PAIPAULO DA SILVA RODRIGUES DE ALMEIDA, UM DOS FORMANDOS, NASCEU EM 05/10/1925 NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ALTO PURUS, NA SUA CAPITAL CHAMADA SENA MADUREIRA/AC.

ERA FILHO DO MAJOR IMPERIAL DAS FORÇAS DO IMPERADOR D. PEDRO II, PEDRO DE ALCANTARA RODRIGUES DE ALMEIDA (PORTUGUES) E ANDRELINA PEREIRA DA SILVA RODRIGUES DE ALMEIDA (CEARENCE).

ESTE MEU AVÔ, DEPOIS DE PROCLAMADO A REPÚBLICA BRASILEIRA, NÃO QUIS MAIS RETORNAR A PORTUGAL, AFASTOU-SE DO RIO DE JANEIRO, E COMO OPÇÃO FOI RESIDIR EM SENA MADUREIRA, FORMANDO FAMILIA DO QUAL NASCERAM SUAS FILHAS: TIA RAIMUNDA (OU, MAIS CONHECIDA COMO TIA DIKA), TIA ROSA, TIA ZÉLIA E MEU PAI.

QUANDO MEU PAI COMPLETOU CINCO ANOS DE IDADE EM 1930, FALECEU SEU PAI, E, MINHA AVÓ ANDRELINA, VIÚVA, VENDEU QUASE TUDO QUE TINHA COMERCIALIZADO, E VEIO MORAR EM MANAUS.

MINHA AVÓ ANDRELINA, COMPROU UMA CASA NA RUA LOBO D‟ALMADA E CRIOU SEUS FILHOS NESTA CIDADE.

AS TIAS DIKA E ROSA, FORAM CRESCENDO, E, CASARAM-SE COM SEUS RESPECTIVOS ESPOSOS, DANDO-ME PRIMOS MARAVILHOSOS. TIA ZÉLIA NUNCA CASOU, E VOLTOU A MORAR NO RIO DE JANEIRO POR MUITOS ANOS.

MEU PAI CONCLUIU OS ESTUDOS NO COLEGIO DOM BOSCO, E, NA ÉPOCA, NÃO TINHA FACULDADE DE MEDICINA, QUE ELE TANTO ALMEJAVA.

FORMOU FAMILIA E COMO PROFISSÃO DE REPRESENTANTE DE MEDICAMENTOS, FOI TRANSFERIDO PARA RECIFE, ONDE TODA A FAMILIA O ACOMPANHOU.

DE RECIFE, FOI TRANSFERIDO PARA A CIDADE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO, ONDE EM 1964, CONSEGUIU EXITO NO VESTIBULAR PARA O CURSO DE MEDICINA, ONDE COMEÇOU A FREQUENTAR NORMALMENTE.

NO DECORRER DESTE CURSO, FOI TRANSFERIDO PELO LABORATÓRIO ONDE EXERCIA SUAS FUNÇÕES, PARA A CIDADE DE BELÉM DO PARÁ.

MESMO SENDO TRANSFERIDO DE CIDADE PARA CIDADE, CONTINUAVA SEUS ESTUDOS EM MEDICINA.

MAIS UMA VEZ O DESTINO O FARIA MUDAR DE LOCAL DE HABITAÇÃO.

ENTRE A PROPOSTA DA EMPRESA DE RETORNAR PARA RECIFE, TEVE A OPÇÃO DE ESCOLHER A CIDADE DE MANAUS, ONDE RESIDIAM TODOS OS FAMILIARES DE MINHA MÃE. OPTOU POR MANAUS.

‟DEUS AGE, ONDE MENOS SE ESPERA”

JÁ EM MANAUS, EM 1969, FOI INCLUÍDO NA PRIMEIRA TURMA DE MEDICINA QUE A UNIVERSIDADE DO AMAZONAS, ESTAVA EM PREPARAÇÃO.

MEU PAI QUANDO CONCLUIU SEUS ESTUDOS NA DECADA DE 1940, NÃO EXISTIA EM MANAUS, O CURSO SUPERIOR POR ELE DESEJADO. JAMAIS, IMAGINOU QUE SUA VONTADE DE FORMAÇÃO EM MEDICINA, IRIA ACONTECER NA PRIMEIRA TURMA DE MÉDICOS DO AMAZONAS.

IM MEMORIAM – Meu Pai, minha Mãe, minha Avó e minha Irmã Socorro

 

APÓS FORMADO EM MEDICINA, ESTEVE EXERCENDO SUAS ATIVIDADES NO INTERIOR DO AMAZONAS. FOI O PRIMEIRO DIRETOR MÉDICO DO HOSPITAL DE NOVO AIRÃO, TRABALHOU NO HOSPITAL DE ITACOATIARA, HOSPITAL DE MANICORÉ E POR ÚLTIMO NO CASTANHO CAREIRO.

FALECEU EM 14/01/1980, NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ, ONDE REPOUSA, NA MESMA SEPULTURA, JUNTO COM SUA MÃE, NO CEMITÉRIO DE SANTA IZABEL.

AGRADEÇO MUITO A  ‟DEUS” , PELA PERSEVERANÇA NA SUA FORMAÇÃO EM
MEDICINA, E, GRATIFICADA NA PRIMEIRA TURMA DE MÉDICOS DA ‟UNIVERSIDADE DO AMAZONAS“.

Espero que tenham gostado.
Paulo Almeida Filho – Inativo/Am

 

Comentários

Buscar

Compartilhe

FACULDADE DE MEDICINA NO AMAZONAS – 1ª TURMA – 1971

Guia de Associados