Imprensa

Notícias

Empreendedorismo e maternidade: Uma combinação que dá certo!

6 de maio de 2022 às 19:48 Compartilhe

Empreendedorismo e maternidade: Uma combinação que dá certo!

Por Karina Ramos

Supervisão e Edição: Paulo Couto

06/05/2022 16h00

A empresária Safira Pinheiro abriu um novo negócio após se tornar máe. Foto: Karina Ramos

A maternidade é um momento único da vida de qualquer mulher. A jornada diária de trabalho, que antes já era dupla, após o nascimento do bebê, passa a ser tripla, o que pode levar a um distanciamento da vida profissional. Devido a dificuldade de conciliar um emprego formal, muitas mulheres optam por empreender, conforme revelou a pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora (RME), em que 55% das entrevistadas declararam ter filhos,  e destas, 75% decidiram ter seu próprio negócio após se tornarem mães.

Safira Pinheiro, 42 anos, já era sócia de uma empresa antes de ser mãe do Victor, que hoje tem 11 anos. Ela ficou  01 ano longe dos negócios para maternar. Quando optou por retomar a profissão, decidiu que era hora de abrir um novo negócio em um ramo diferente, e nesse momento, a constituição de uma rede de apoio foi fundamental:

“Foi um desafio. No início, éramos só nós, 3 sócios trabalhando. Quando você começa um novo negócio, são os próprios empresários que estão ali. Não dá pra começar com tantos funcionários. Ter uma rede de apoio foi fundamental. Eu não conseguiria fazer tudo o que eu faço se não tivessem elas: a minha mãe e a minha sogra. Elas sempre me ajudaram no cuidado com o meu filho. Antes do meu filho nascer, a minha mãe veio para me ajudar nisso, então ela é essa pessoa que me ajuda bastante. E a minha sogra também. Ela tem o tempo dela com ele. Eu não abro mão de algumas coisas: Eu acordo cedo, preparo café, tomo o café na mesa junto, levo para a escola, Então o momento com o meu filho é pela manhã. Eu tive de antecipar a minha rotina para caber na dele, e as atividades diárias divido com elas e meu esposo”, disse a empreendedora.

Equipe de colaboradores de uma das unidades. Foto: Reprodução da internet

Para Safira, outro fator de grande importância para que ela tivesse uma maior tranquilidade nos momentos com o filho, foi a capacitação de seus colaboradores. Ela nos contou que acredita muito no potencial de seus funcionários e que procura ensinar tudo o que sabe, para que eles tenham maior autonomia e a empresa permaneça funcionando mesmo quando estiver ausente.

Pinheiro, diz não se arrepender da decisão de conciliar o seu trabalho na empresa e a criação do filho:

“Eu cresci com a minha mãe trabalhando, ela é professora, então para mim é natural. Eu nem me vejo diferente disso, de não estar trabalhando. Por que eu vejo que é dessa forma, eu não conseguiria fazer diferente. Sou profissional, a gente tem que conciliar, a gente pode ser do jeito que quiser. Tem pessoas que fazem a opção pela maternidade e tem pessoas que seguem suas carreiras, que investem em suas empresas, que decidem por trabalhar fora. Mas também, o fato de trabalhar fora, não quer dizer que a gente não vá ser mãe, né? Então tem que conciliar maternidade e profissão. Não tem como separar”, declarou.

Safira Pinheiro, o filho Victor Pinheiro e o esposo Bruno Pinheiro. Foto: Reprodução das redes sociais.

A empresária deixa um recado para as mamães que desejam empreender:

“Você precisa se reconhecer como mulher, saber o seu potencial, identificar as suas habilidades, saber que você é uma profissional naquilo que você vai fazer e que isso não pode e não deve impactar na sua rotina como mãe. É importante ter uma boa equipe, pois isso vai favorecer os teus momentos em família, para que eles sejam mais frequentes e tenham maior qualidade. E como mãe, nos momentos que você estiver com o seu filho, se dedicar integralmente”, finalizou.

A empresa administrada por Safira, começou com uma unidade no centro da cidade e hoje conta com 08 lojas distribuídas em locais de comércio popular, centros comerciais e Shoppings centers em todas as zonas da cidade, tendo se tornado referência em seu ramo de atuação, provando que maternidade e empreendedorismo combinam e muito!

Recentemente, Safira Pinheiro foi nomeada Coordenadora do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura no Amazonas da Confederação das Associações do Brasil – CACB.

Buscar

Compartilhe

Empreendedorismo e maternidade: Uma combinação que dá certo!

Guia de Associados