1909
2024
ALFÂNDEGA DE MANAUS, ou ALFÂNDEGA E GUARDAMORIA, é um conjunto arquitetônico localizado no Centro da cidade de Manaus, no Brasil.
Foi construído na primeira década do século XX e hoje faz parte do Conjunto Arquitetônico do Porto de Manaus, tombado como patrimônio histórico nacional em 1987.
Os dois prédios foram construídos pela firma inglesa Manaos Harbour Limited, como parte do contrato de concessão do porto da cidade.
É um edifício pré-fabricado de estilo eclético com um misto de elementos medievalistas e renascentistas. Prédio da Alfândega, o primeiro pré-moldado de Manaus, portão de entrada da borracha
O prédio da alfândega, com sua torre e farol edificados com o mesmo material e estilo do edifício completo.
O edifício da Alfândega foi construído em blocos de tijolos aparentes, pré-montados importados da Inglaterra, como uma reprodução dos prédios londrinos do início do século XX.
História – Uma das cláusulas do contrato assinado entre Governo Federal e a firma vencedora da concorrência para a construção do Porto, estipulou como “obrigatório à construção e doação do edifício necessário e apropriado para a administração da Alfândega”.
A planta e orçamento, realizados pelo engenheiro arquiteto Edmund Fisher, ficaram prontos em 1903, mas somente em 1906 o prédio começou a ser construído.
Anexa a Alfândega está a Guardamoria, construída no mesmo período e com o mesmo estilo arquitetônico, destinada ao policiamento fiscal nos portos e a bordo dos navios. Este prédio possui uma torre com farol construído em aço e, na época, sua iluminação de arco voltaico produzia uma luz de grande intensidade. Sua inauguração, porém, ocorreu somente três anos mais tarde, em 17 de janeiro de 1909.
Já as obras do porto foram concluídas no final da década de 10.
O projeto do prédio é da autoria dos arquitetos H.M. Fletcher e G. Pinkerton.
A construção foi concluída em 1907.
Escritório da Manaos Harbour Limited – Edifício projetado para funcionar como escritório geral da empresa no pavimento inferior e moradia dos diretores no pavimento superior.
Início das obras do Porto de Manaus – No fim do século XIX, a explosão da borracha impulsionava cada vez mais o fluxo comercial e trazia grandes lucros para o Amazonas.
Toda essa intensa atividade necessitava de um ponto equipado com a melhor infraestrutura e tecnologia disponível na época para dar suporte ao escoamento do látex, extraído na região que tinha como destino os grandes centros comerciais do mundo.
A estrutura existente no local necessitava de uma ampliação que desse suporte para atracação de navios de grande calado.
Oficialmente as obras de melhoramento do Porto de Manaus tiveram início em 7 de outubro de 1902, em solenidade que contou com a presença do governador do estado Dr. Silvério Nery.
As obras foram realizadas por etapas:
– Em 1903, foi construída a Casa de Máquinas ( hoje sede do Museu do Porto ), o armazém nº 7 e um cais provisório.
– Em 1904, foram construídos os armazéns nº 9 e 10, a torre metálica para a caixa-d’água, as linhas férreas destinadas aos serviços dos armazéns do Porto, o cais do Roadway e instalações dos primeiros geradores de eletricidade.
– Em 1905, foram calçadas as áreas em torno dos armazéns nº 9 e 10.
Construiu-se um pequeno muro de arrimo na base dos mesmos armazéns e um plano inclinado em frente ao armazém nº 7.
– Em 1906, foi erguido o prédio da Alfândega e Guardamoria, o segundo trecho do cais de alvenaria, o prolongamento da plataforma de madeira, o armazém nº 0 e a ponte flutuante do Roadway.
O projeto do prédio é da autoria dos arquitetos H.M. Fletcher e G. Pinkerton. A construção foi concluída em 1907.
Nem mesmo o aspecto deteriorado consegue esconder a beleza do conjunto arquitetônico composto pela Alfândega e Guardamoria, localizado na área portuária de Manaus, no centro histórico, às margens do rio Negro.
A Alfândega é um dos primeiros prédios pré-fabricados do mundo.
A pedra fundamental da obra foi lançada em 1906, por Afonso Penna, o primeiro presidente da República a visitar Manaus. Somente três anos depois o prédio foi inaugurado, em 17 de janeiro de 1909.
A fachada possui três pavimentos, cada um menor que o inferior, até o terceiro que se assemelha a um sótão.
No térreo, uma grande porta em arco abre-se para revelar uma escadaria em ferro fundido, cujos mastros sustentam as esculturas da indústria e do comércio.
No segundo piso, janelas unidas por colunas; e no terceiro piso, envasaduras com arcos rebatidos.
No frontão retangular, na frente do prédio, lê-se a inscrição “Alfândega”, coroada com ameias e a estrela republicana. Todas as pedras utilizadas na construção foram importadas da Inglaterra.
Espero que tenham gostado.