Consultorias

O reflexo da economia na empregabilidade

Por Giovanni Montini

2 de maio de 2023 às 20:11 Compartilhe

A economia tem uma grande influência na empregabilidade das empresas. As mudanças que ocorreram na economia ocorreram diretamente a forma como as empresas se organizam e como elas vivem de pessoal.

Muitas empresas precisam de mudanças de pessoal ou mesmo são obrigadas a fazer isso, uma vez que muitos trabalhadores estão desempregados ou não conseguem encontrar um trabalho adequado. É importante observar que as mudanças nos processos produtivos necessários para se adaptar às novas condições da economia podem causar perdas demissionais nas empresas.

Além disso, é importante mencionar que quando há uma crise econômica, falta dinheiro e os preços sobem, sendo assim, as empresas tendem a adotar medidas drásticas para manter seus desempenhos. As empresas precisam de pessoas capazes de se adaptar às mudanças tão rapidamente quanto ao mercado. As empresas abrigadas de profissionais que são flexíveis, comunicativos e que conhecem os processos e procedimentos internos da organização.

Um dos principais motivos pelos quais as empresas viviam de mudança na equipe é a economia. A crise atual tem gerado um cenário no qual as empresas estão com dificuldades para manter os funcionários e demitir pessoas que não possuem mais lugar na companhia.

Muitas vezes, as decisões de demissão são tomadas com base no desempenho e resultados dos funcionários. Algumas empresas têm optado por dispensar os funcionários que não estão alcançando o padrão exigido pela empresa, mesmo quando a crise não bate à sua porta.

A economia é a forma como as pessoas trabalham, se relacionam e se organizam em sociedade. O que reflete a economia são as decisões e ações das pessoas. Como resultado, a economia também determina o que acontece com os negócios e as empresas. Como por exemplo, uma empresa que precisa de mudanças de pessoal terá um impacto sobre a economia. Como resultado, isso afetará muitas outras partes da sociedade. Isso inclui:

– Os salários dos funcionários.

– A capacidade do governo de criar políticas para atender às necessidades da população em geral;

– O número de empregos disponíveis no mercado de trabalho local e no país inteiro;

Economia e emprego são duas palavras que costumam ser usadas juntas, mas o que isso significa para as empresas?

À medida que avançamos para uma nova era de negócios, é importante reconhecer as maneiras pelas quais a economia pode afetar nossos locais de trabalho. Com a tecnologia em constante mudança e novas ideias sobre equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, os empregadores estão constantemente reavaliando como contratam, treinam e retêm funcionários. Em alguns casos, isso significa ter que dispensar funcionários de longa data que podem não ser mais adequados para seus empregos ou para as necessidades de seus empregadores.

 

Mas o que acontece quando um funcionário é demitido? Isso significa que eles estão desempregados para sempre? Não necessariamente! Muitos funcionários encontrarão novos empregos com bastante rapidez – alguns até mesmo horas depois de serem demitidos! Isso pode ser devido a vários fatores: se foram dispensados ​​com justa causa ou não (e se sim, quanto); se tiveram ou não experiência em outra empresa; se havia ou não uma recessão acontecendo na época; etc. É importante que os empregadores entendam como as mudanças econômicas podem afetar sua estratégia de negócios quando se trata de práticas de contratação. Por exemplo: se há uma recessão acontecendo agora, onde sua indústria está crescendo rapidamente, mas seus concorrentes não estão contratando tantas pessoas? É relativamente preciso o grau de inconformidades que acontecem nas empresas hoje, deve pelo fato também de que muitos empresários ainda continuam a bater na tecla dos mesmos parâmetros antigos de organização. Enfatizo que as posições de mercado refletem ainda em dinâmicas que não agregam tanto valor na cultura da empresa por acharem ainda que exista concorrência, pensamento retrógrado porque a definição é substituída pela palavra competência na gestão.

Não espere pela oportunidade, crie-a!

 

Giovanni Montini

Empresário, Administrador empresarial, especialista em Gestão, autor literário de Gestão e Negócios.

Tel.: (92) 98607-8007

@giovanni_gestaoenegocios

www.sie.manaus.br

Comentários

Buscar

Compartilhe

O reflexo da economia na empregabilidade

Guia de Associados