Imprensa

Turiscando

Bares e Restaurante

Bares e Restaurantes registram mais de 148 mil novas empresas e projeta crescimento no Amazonas em 12 meses

Por Soraya Cohen, Jornalista DRT 011234/DF

9 de janeiro de 2025 às 20:49 Compartilhe

O setor de Alimentação fora do lar continua mostrando sua força como um dos pilares da economia brasileira. Segundo levantamento da Abrasel nacionalentre novembro 2023 e novembro de 2024, foram abertas 148.232 novas empresas no segmento, considerando apenas aquelas registradas fora da categoria MEI (Microempreendedor individual).

O número de MEIs teve queda expressiva no período, saindo de 860 mil CNPJs para cerca de 660 mil. Boa parte deles cresceram e se transformaram em microempresas. O número reflete um momento de expectativa para os bares e restaurantes.

Outra parte teve baixa por parte da Receita Federal, por falta de pagamento das obrigações. São MEIs abertos por pessoas que perderam emprego na pandemia e deixaram de pagar a Declaração Anual de Faturamento (DAS) após conseguir nova recolocação. Com isso, hoje há cerca de 1,35 milhão de empresas no setor, sendo que 53,31% são não-MEIs.

Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, os dados evidenciam o papel estratégico do setor na geração de empregos e renda no país.

“O aumento na abertura de CNPJs não-MEIs mostra um fortalecimento do setor, que agora tem em sua maioria empresas com porte mais robusto, que empregam mais e pagam mais impostos. Os MEIs era maioria desde maio de 2020, agora estamos voltando a uma configuração mais saudável e equilibrada”, analisa Solmucci.

O otimismo também se reflete na expectativa de faturamento das empresas no setor. Pesquisa recente da Abrasel, indicou que 73% dos empreendedores esperam aumentar as vendas no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado.

Empresários projetam crescimento em 2025

O setor de Alimentação fora do lar no Amazonas, inicia o ano com  expectativa otimista. De acordo com o levantamento da última pesquisa da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), 72% dos empresários da área de Manaus projetam aumento nas vendas no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2024.

A pesquisa foi realizada entre 9 e 17 de dezembro com empresários de todo o estado. Cerca de 28% das empresas destacaram que não conseguiram fazer reajustes no último ano, 9%  atualizaram aumentos superiores a inflação, enquanto 61%  ajustaram os preços abaixo ou dentro da inflação.

Para o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, o setor enfrenta alguns desafios considerando os avanços. “A expectativa de aumento das vendas demonstra a força e otimismo que os empreendedores da alimentação fora do lar, apesar de todos os enormes desafios, ment~em no dia a dia”, declarou.

A pesquisa destaca ainda que 40% das empresas do setor no estado enfrentam dívidas em atraso com impostos estaduais (43%), federais (57%),  encargos trabalhistas e previdenciários (38%), além de despesas operacionais, como serviços de água, energia, telefone e gás (12%), aluguel 17% e telefone (12%).

Com a retomada do turismo local, os empresários vislumbram boas perspectivas para o aumento de consumo no primeiro trimestre de 2025, incluindo o período carnavalesco que segue até meados de março.

Comentários

Buscar

Compartilhe

Bares e Restaurantes registram mais de 148 mil novas empresas e projeta crescimento no Amazonas em 12 meses

Guia de Associados