Imprensa

Turismo

Barcelos

Conhece o Município de Barcelos? Nessa página vamos abordar aspectos geográficos, históricos, econômicos e culturais do maior município do Estado do Amazonas.

O Município de Barcelos, situado na margem direita do Rio Negro, possui uma área territorial de 89.572 km². Está localizado a 396km em linha reta de Manaus e 496km por via fluvial.

Mariuá foi uma aldeia dos índios Manau, de onde se originou a atual cidade de Barcelos, onde o carmelita Frei Matias São Boaventuras fundou em 1728 a Missão de Nossa Senhora de Mariuá. Trinta anos depois, Mariuá é promovida à categoria de Vila e recebe o nome de Barcelos transformando-se na capital da capitania de São José do Rio Negro.

Região de relevo de plano a suave ondulado, a área é identificada como Planície Amazônica, onde se destacam furos, paranás e depósitos lineares fluviais recentes. Sua hidrografia pertence à bacia hidrográfica do Rio Negro, e desponta como beleza cênica de suas ilhas e praias.

Barcelos tem acesso desde a Capital Manaus por via fluvial, com barcos tipo recreio transportando passageiros e cargas. É também por via aérea, com Aeroporto recém reformado e modernizado.

Pelos descritos acima a região possui um potencial turístico invejável, contando em seu território parte do Parque Nacional do Jaú, além do Parque Estadual Serra do Aracá e APA-Municipal Mariuá, esse com mais de 1.400 ilhas, o que lhe confere o título de maior arquipélago do mundo, com cerca de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais (Exportados para países da Europa, Ásia e América).

Pelo peixe ornamental, responsável pela renda de mais de 60% da população ribeirinha do município, foi constituído em 1994 o Festival do Peixe Ornamental. Evento que homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como “piabeiros”. Na época da festa o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico.

O Turismo se destaca como grande fonte econômica, principalmente a Pesca Esportiva, com alta demanda de pescadores americanos.

Na época junina, ocorrem as festas folclóricas, nas quais se destacam danças de bois-bumbás e quadrilhas. Entre os principais eventos da cidade destacamos o Festival do Peixe Ornamental (Janeiro), Aniversário da cidade (Maio), Festa de Santo Alberto de Carvoeiro (Agosto) e Festa da Imaculada Conceição de Mariuá (Padroeira) em novembro/dezembro.

Ricardo Pedroso é articulista da Associação Comercial do Amazonas. Mantém artigos sobre turismo.

Foto: da internet

Buscar

Compartilhe

Barcelos

Guia de Associados