Imprensa

Notícias

Governador

Associação Comercial do Amazonas recebe o Governador do Estado do Amazonas Wilson Lima

Em reunião com os representantes do comércio, o governador apresentou os investimentos de seu governo e ouviu as demandas dos empresários comerciais.

23 de agosto de 2022 às 14:35 Compartilhe

Por Luana Lopes

Supervisão e Edição: Paulo Couto

Foto: Portal Marcos Santos

Na noite de quarta-feira (17), o presidente da Associação Comercial do Amazonas, Jorge Lima, recebeu o Governador do Estado, Wilson Lima, na sede da entidade, localizada no centro de Manaus, para uma reunião, onde foram abordados temas de relevância para o comércio e população amazonense.

A reunião que se iniciou às 19h, contou com a presença do 1° e 2º vice-presidentes da Associação, Paulo Couto e Bruno Pinheiro, juntamente com o presidente da Assembleia Geral, Ataliba Filho, o encontro contou com expressiva participação de empresários do comércio.

Na oportunidade, o Governador do Amazonas apresentou os investimentos de seu governo nas áreas de infraestrutura, educação, economia, segurança e área social.

Estou vindo aqui hoje para naturalmente ouvi-los. Já recebemos algumas demandas do setor e eu vim aqui para fazer a prestação de contas do que fizemos ao longo desses anos, disse o governador.

Wilson Lima sempre segue a linha de manter um diálogo aberto com todos os segmentos, a fim de encontrarem soluções adequadas para o progresso do estado do Amazonas e benefício da sociedade.

Falando em nome da ACA, o 1º vice-presidente Paulo Couto, iniciou sua fala ressaltando que há mais de 15 anos a Associação Comercial do Amazonas (ACA) não recebia a presença de um governador na sua sede e demonstrou gratidão pelo respeito e consideração que Wilson Lima tem pela casa.

Em seus 151 anos de existência, a ACA tem prestado relevantes serviços para o segmento empresarial e para a sociedade amazonense em geral. Paulo Couto não deixou de mencionar a crise que a pandemia ocasionou no comércio, assim como, as quase 15 mil vítimas da Covid-19 no Amazonas.

Nas propostas apresentadas pelo vice-presidente, estava o setor turístico, onde pediu a ativação de um Conselho Consultivo que atue fortemente na Amazonastur, com representações que operem no ramo efetivamente.

Tratando-se de segurança, reivindicou a regularidade no policiamento ostensivo nas vias comerciais com alto fluxo de pedestres, a reabertura da 24° CICOM aos finais de semana e o reforço nos pontos com mais incidência de turistas. Propôs também, a construção de albergues para a população noturna que praticam o vandalismo e outras ações delituosas.

Nós temos sido bem tratados pela Polícia Militar, mas não temos sido bem atendidos. Isso é um grande problema, pois não temos a segurança necessária, faltam equipamentos, faltam policiais e isto já se arrasta há muitos anos, ressaltou Paulo Couto.

Paulo Couto também expôs a questão das enchentes na zona comercial e mencionou que o Projeto do Prosamim acarretou prejuízos no fluxo hidrográfico em algumas zonas da capital, pelo assoreamento dos igarapés.

No decorrer da reunião, o primeiro vice-presidente da ACA, elogiou a parceira do Governo do estado com a Prefeitura de Manaus, executando um ótimo trabalho conjunto, em busca de melhorias do bem-estar da população, que já resultou no Passe Livre Estudantil e o trabalho de asfaltamento de 10 mil ruas em toda a capital amazonense.

Foto: Tiago Cardoso

Durante sua fala, Paulo pontuou dados relevantes no Amazonas, como a arrecadação do estado no 1° semestre de 2022 que aumentou 12,31% em relação a 2021, sendo que 40,5%, desse total, são provenientes das atividades comerciais. Ou seja, o comércio continua contribuindo fortemente para o ICMS do estado.

Os empresários presentes puderam apresentar suas demandas e sugestões de melhorias, mas a segurança pública foi o termo mais abordado, uma vez que estão sendo prejudicados nas suas vendas pelo encurtamento do horário de funcionamento.

Nós gostaríamos de funcionar até as dez da noite, mas estamos funcionando até as cinco da tarde por conta da segurança, reclamou Mamoun Youssef, líder da comunidade árabe de comércio.

Em seu discurso, Wilson Lima, começou relembrando os dois anos difíceis da pandemia da Covid-19 para o comércio, no qual o segmento foi afetado diretamente e, ressaltou a preocupação que sempre teve em reunir os representantes do comércio e da indústria, para juntos, entrarem em um consenso, sempre visando a economia do estado. Durante a reunião, o governador não deixou de pautar os temas de turismo e segurança pública.

O turismo é um grande agregado para o setor econômico do estado, pois liga vários segmentos, como o comércio, eventos, aviação, bares e restaurantes, disse o governador.

Foto: Tiago Cardoso

Vale ressaltar que, enquanto governador, Wilson deseja construir o maior programa de habitação em uma área muito grande que pertence à Suframa, e esse é um trabalho que está articulado para os próximos anos.

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Nilton Lins, Íris Barros, apresentou um Projeto Urbano para a Rua Marechal Deodoro, o famoso Bate Palma, solicitado pela comunidade árabe. O governador Wilson Lima esclareceu que esses assuntos cabem à Prefeitura da cidade, mas que iria acolher a ideia.

Buscar

Compartilhe

Associação Comercial do Amazonas recebe o Governador do Estado do Amazonas Wilson Lima

Guia de Associados