Na manhã de quarta-feira, 19, o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), recebeu o subsecretário Municipal Do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI), Wagno Oliveira, em atendimento à solicitação da ACA, para realização de reunião, visando tomada de medidas à manutenção da estética do Centro Histórico de Manaus, assunto de relevante interesse para empresários e proprietários de imóveis de Manaus, com ênfase no disciplinamento do comércio de camelôs e Galerias.
A reunião muito proveitosa, tratou sobre o comércio ambulante nas ruas do centro da cidade, pois muitos comerciantes estão sendo afetados negativamente com os inúmeros camelôs na frente de seus estabelecimentos. Foi destacado também o problema das galerias construídas para atender ao comércio ambulante, que atualmente estão com 80% das suas lojas desocupadas com o intuito de encontrar soluções para esses problemas, foram toleradas medidas para incentivar os camelôs a retornarem às galerias, porém com um estudo prévio de atração de consumidores para esse espaço.
Outro ponto de grande preocupação dos empresários presentes foi a falta de segurança no centro, o que tem levado ao fechamento antecipado dos estabelecimentos. Foi levantada também a questão da infraestrutura precária, com calçadas mal conservadas, muita sujeira, prédios abandonados e problemas com os paralelepípedos da Avenida Eduardo Ribeiro.
A ACA reforçou a extrema necessidade do asfaltamento da avenida, pois reconhece a gravidade da situação e tem reivindicado a realização de obras de asfaltamento da avenida, com isso a via será mais benéfica, trazendo melhorias na mobilidade urbana e aumento da segurança para pedestres e motoristas.
O subsecretário se colocou à disposição para uma futura reunião, com o objetivo de trazer soluções para os problemas discutidos. Além disso, ele apresentou alguns projetos que a Prefeitura de Manaus tem em andamento para o centro, como o Mirante Lúcia Almeida, que vai garantir um atrativo turístico e comercial para a região, além de eventos como o Sou Manaus e a instalação de mais câmeras de segurança com monitoramento facial. Os demais projetos serão divulgados em breve pela Prefeitura de Manaus para conhecimento da população.