Imprensa

Gente que Faz

Gente que Faz

Antônio Alves de Sousa

Primogênito, cearense, Técnico de Contabilidade, empresário. Antônio Alves de Sousa enfrentou diversas dificuldades até alcançar seu sucesso profissional.

31 de agosto de 2022 às 14:30 Compartilhe

Por Luana Lopes
Supervisão e Edição: Paulo Couto

Antônio Sousa, dono da AUTO PEÇAS SOUSA/ SOUSA MOTOS. Foto: Luana Lopes

Antônio Alves de Sousa é natural da Cidade do Crato, no estado do Ceará. Nasceu em 29 de janeiro de 1954 e é filho de Francisco Alves Ferreira e Josefa de Sousa Alves, ambos agricultores simples com pouco estudo, dos quais herdou a determinação pelo trabalho.

Muito novo, aos 12 anos, começou a trabalhar como camelô, onde vendia louças e produtos domésticos para ajudar em casa. Porém, aos 14 anos, mudou com a família para a cidade de Granito, município do estado de Pernambuco, onde deu continuidade aos seus estudos e viveu por 6 anos.

Com 15 anos, seus pais adquiriram um pequeno empório de secos e molhados, onde Sousa teve a oportunidade de desenvolver suas habilidades de negócios.

O retorno para a cidade do Crato em 1974 foi marcado com um comércio estabelecido no centro da cidade. Em busca de alavancar seu sonho comercial, o jovem de 20 anos, iniciou o curso de Técnico em Contabilidade, com o objetivo de agregar conhecimento e suporte para o desenvolvimento do seu comércio.

Em 1977, mudou-se mais uma vez em busca de novas oportunidades, dessa vez para a cidade de Umirim, norte do Ceará. Junto com o seu tio, desenvolveu o comércio de compra e venda de produtos regionais, viajando em um caminhão, com foco, principalmente, na castanha de caju.

A vinda junto a sua família para as terras manauaras ocorreu em 1978, pois outros membros da família já residiam na cidade. Em Manaus, recebeu o apoio necessário para sua permanência.

Decidido a ser um grande empresário, conheceu o proprietário do armazém Cruz, o Sr. Cruz, o responsável de dar o gás que faltava para Sousa. Acreditou no seu potencial, concedeu-lhe crédito financeiro, apoio moral e muito incentivo para a sua vida profissional.

Em 10 de março de 1978, fundou-se a sua primeira empresa, no bairro da Glória e um ano depois, mudou-se para o bairro da Praça 14 de Janeiro, atuando com estivas e bebidas em geral. A empresa ficou ativa por 5 anos. Findou esse ciclo e deu início a outro, desta vez, no segmento de autopeças para veículos. Sua primeira loja nessa área está localizada na Avenida Castelo Branco e funciona até hoje.

Sousa nunca se contentou com pouco, está sempre buscando novas oportunidades. Em meados dos anos 90, teve a sua primeira experiência industrial. Deu início a uma pequena fábrica, localizada na rua Belém, no bairro da Cachoeirinha, para a fabricação de massa plástica, usada em veículos e na indústria de beneficiamento de mármores. Essa experiência foi essencial para a sua primeira indústria instalada no Distrito Industrial.

O Grupo Sousa

Foto: Luana Lopes

O Grupo Sousa possui 6 lojas no segmento de peças para veículos de duas e quatro rodas.

No Distrito Industrial, diversificou a sua produção para tubos e conexões de PVC, caixas d’água e outros produtos da área da construção civil, onde chegou a abastecer o Amazonas e regiões vizinhas.

A pequena fábrica foi vendida em dezembro de 2008, para uma grande empresa do segmento.

Hoje, a sua empresa SOUSA MOTOS do segmento de duas e três rodas, participa do mercado nacional com a venda de seus produtos.

Antônio Sousa, empresário com mais de 40 anos de história no Amazonas, com suas empresas AUTO PEÇAS SOUSA/ SOUSA MOTOS, tem orgulho de vender seus produtos em todo o território nacional e ser reconhecido pelo seu excelente desempenho e valor acessível. Sousa carrega consigo o desejo de retribuir todo o bem recebido e almeja, em breve, proporcionar um aumento significativo no número de empregos no Polo Industrial local.

 

 

Fotos:

 

Buscar

Compartilhe

Antônio Alves de Sousa

Guia de Associados