Imprensa

Notícias

Economia

A Polsin, o que é de Polsin

Por Antônio Silva

11 de janeiro de 2023 às 12:56 Compartilhe

Imagem: Reproduçãoo

Por mais difícil que possa ser, é possível realizar uma missão, se participarmos ativamente e não esperarmos que a solução caía do céu, ou seja tomada por outros. Não se delega competência, ou se exerce ou não existe.

 

O General de Brigada Algacir Antonio Polsin, exerceu com competência por cerca de dois anos e meio a direção de um dos órgãos mais importante da Amazônia Ocidental e Amapá, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). Órgão de desenvolvimento econômico tão combatido, teve em sua administração um dos melhores desempenhos, em que pese às dificuldades.

 

Polsin, reuni duas características importantíssimas, é homem de ideias e de ação. Com certeza, fruto de sua formação militar, alicerçada pela realização dos cursos: Oficiais de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN); Aperfeiçoamento de Oficiais de Infantaria (EsAO); Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME); Mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro; Mestrado em Ciências Militares (ECEME); Mestrado em Ciências Militares, com menção em Operações de Paz, pela Academia de Guerra do Exército do Chile; Avançado de Infantaria no Fort Benning (EUA); Política e Estratégia pelo Royal College of Defense Studies (Reino Unido).

 

Sua formação é complementada pela experiência profissional de comando. Foi Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista (RR); Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia; e Chefe do Estado Maior do Comando Militar da Amazônia.

 

Íntegro, honrado, sincero, comedido, moderado, disciplinado, prático e direcionado para a ação, General Polsin é um homem de vida estoica e espartana, constituindo-se numa pessoa capaz de conjugar em sua personalidade não apenas o homem de ação, mas também o homem de pensamento e de extraordinária sensibilidade humana, unidas a um caráter firme, a uma vontade forte e tenaz.

 

“Dai a Polsin o que é de Polsin” – nosso reconhecimento a quem durante a gestão buscou sempre a integração com as demais entidades públicas, com os setores produtivos e a academia, na tentativa de solucionar problemas que impedem o desenvolvimento sustentável da região. Procurou dotar a SUFRAMA de capacidade duradora para o atendimento das demandas mais prementes.

 

Fruto de suas ações vigorosas deixou documentos para nortear as futuras decisões da SUFRAMA: o novo regimento da Autarquia, relatório anual da gestão com dados até dezembro de 2022, relatório de transição, plano estratégico e o código de ética do servidor público.

 

Polsin construiu um marco no Projeto que se chama Zona Franca de Manaus (ZFM), procurou durante sua administração transferir conhecimentos e técnicas para serem empregadas em benefício da coletividade. Passou o cargo de Superintendente da SUFRAMA ao economista Marcelo Pereira, Superintendente Adjunto Executivo, até a nomeação de novo titular. Obrigado General Polsin pelo belo trabalho pela Amazônia Ocidental.

Buscar

Compartilhe

A Polsin, o que é de Polsin

Guia de Associados