Foi dada a largada para a realização do 1º Campeonato de Pesca Esportiva do estado do Amazonas “Amazon Big Game – Championship”, a competição é um evento com referência internacional, e foco na valorização dos pescadores e guias esportivos da região, a meta é colocar Manaus no calendário nacional e internacional dos grandes torneios esportivos de pesca.
O evento foi lançado no dia 09 de agosto, durante um passeio no Rio Negro a bordo do Iate Eyruna, pelos organizadores, o empresário Orsine Oliveira Júnior e o pescador esportivo Salomão Rossy. Contou com a com a presença do presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, vereador William Alemão, o superintendente da pesca no Amazonas, Algemiro Lima, o secretário de pesca e aquicultura da Secretaria de Produção Rural do Amazonas, Alessandro Cohen. Além de representantes da pesca e pescadores.
A 1ª edição do Campeonato de Pesca Esportiva Amazon Big Game será realizada, nos dias 9 e 10 de setembro de 2023, no Flutuante de Selva Amazônica – localizado no lago Janauari, Rio Solimões, há 10 km da cidade de Manaus. Nos dois dias de competição os ribeirinhos poderão participar sem pagamento de taxas de inscrição.
O detalhamento do Campeonato bem como os procedimentos para as inscrições e valores das premiações, que somam R$50 mil, foi divulgado por Orsine. “Precisamos gerar mais emprego e renda para o nosso estado, seja através da pesca esportiva ou de qualquer outro meio, o Amazonas é culturalmente rico e por isso, Turismo eu acredito” afirmou.
Orsine Junior adiantou que o evento vai contar com programação cultural gratuita. “A gente está buscando trazer, de Goiás, um cantor sertanejo, porque sertanejo, breja [cerveja] e pesca combinam. Como sempre, também teremos boi-bumbá”, destacou.
Com dimensão internacional, a competição busca atrair turistas e valorizar pescadores e guias esportivos da região e vai coroar Manaus como a principal Capital Internacional da Pesca Esportiva da Amazônia, além de homenagear os pescadores esportivos do mundo inteiro que chegam na região em busca de realizar o grande sonho, fisgar os gigantes de couro dos rios da Amazônia, conhecidos como peixes lisos. São esperados cerca de 500 pescadores esportivos do mundo inteiro.
Segundo Salomão Rossy, um excêntrico pescador esportivo e um dos organizadores do certame, o Amazonas conta com mais de três mil espécies de peixes de couro liso, como Jaú, Surubim, Pirarara, Capari, entre outros.