O TEATRO CHAMINÉ é um importante teatro brasileiro localizado em Manaus.
Foi construído para ser uma estação de tratamento de esgoto em 1910, porém jamais funcionou corretamente, vindo posteriormente a ter sua atual função.O prédio possui a forma arquitetônica antiga preservada, devido a seu tombamento, possuindo como principal característica uma chaminé de 24 metros, daí porque é chamado Teatro Chaminé. Foi tombado como patrimônio Histórico Cultural do Amazonas no ano de 1988, e foi reformada em 1993 como Centro Cultural, e em 2002 o Centro Cultural foi reformado e funciona como meio para preservar a cultura e história da região Amazônica.
Devido às cheias do Rio Negro, em 2012, o Centro Cultural Usina Chaminé teve que ser fechado, pois o nível das águas ultrapassou o recorde naquele ano.
Bonde Centenário – O Bonde Histórico disponível ao lado do Centro Cultural possui mais de 100 anos. Foi construído no início do século XX e marca um momento histórico na cidade de Manaus, que foi a terceira cidade do Brasil a possuir um bonde elétrico. Centro Cultural Usina Chaminé – a história que permanece nos dias atuais. O prédio do Centro Cultural Usina Chaminé foi construído em 1910, pela empresa inglesa ‘’Manaós Improvements’’, concessionária de serviços de saneamento, com a finalidade de ser uma usina de tratamento de esgotos da cidade. Em 1988, a edificação foi tombada como monumento histórico do Amazonas e, em 1993, reformada, passando a funcionar como Centro de Artes Chaminé, abrigando ainda a Pinacoteca do Estado. Com características neo-renascentistas, o espaço possui uma chaminé de 24 metros construída com tijolos compactos refratários, coroada por um chapecó em ferro moldado. Em 2002, o prédio recebeu nova reforma, passando a se chamar Usina Chaminé, sendo reaberto como uma das ações do Programa de Preservação da Natureza da Memória Cultural e Histórica do Amazonas.
O Usina Chaminé contempla sala de ensaio do Balé Folclórico do Amazonas, Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça, sala Jerusa Mustafa, destinada a exposições de artes visuais itinerantes, além de uma reserva técnica e exposição de artefatos arqueológicos.
Localizado na Avenida Lourenço da Silva Braga – Manaus Moderna, Centro de Manaus, o monumento foi construído pela empresa Manaós Improviments, uma empresa de serviços de saneamento contratada pelo governo estadual no ano de 1906. No entanto, o serviço de tratamento de esgoto nunca funcionou. No ano de 1913 a população revoltou-se por altas taxas cobradas e destruiu o escritório da empresa responsável pela construção.
A entrada para o Centro Cultural Usina Chaminé é gratuita e funciona de segunda-feira a sábado, das 09h às 17h, com exposições culturais permanentes e raramente possui apresentação de peças teatrais e danças. O Centro Cultural Usina Chaminé, construído em 1910 em Manaus (AM), durante a crise do ciclo da borracha amazônica, foi feito em modelo neorrenascentista pela empresa inglesa Manaós Improviments, contratada com a finalidade de construir uma usina para tratamento de esgoto e saneamento na cidade.
O problema é que o sistema nunca funcionou e, por conta das altas taxas cobradas, em 1913 a população se revoltou e destruiu o escritório da empresa responsável pela construção, que não finalizou o sistema de serviços sanitários. Mas o prédio ganhou nova finalidade. Seu nome é inspirado na chaminé de 24 metros que faz parte do local, tombado como Patrimônio Histórico Cultural do Amazonas em 1988. Passou a funcionar como Centro de Artes Chaminé em 1993. Alguns anos depois, o prédio passou por uma nova reforma e em 2002 recebeu o nome de Usina Chaminé. Desde então, o espaço tem abrigado exposições temporárias e eventos artísticos na intenção de preservar a memória cultural e histórica do Amazonas.
O Teatro Chaminé, como é popularmente chamado atualmente, está localizado na Avenida Lourenço da Silva Braga – Manaus Moderna, e é uma das referências no Centro de Manaus. Como ponto turístico, além da própria história, o local abriga um bonde centenário, construído no século XX, homenageando Manaus como a terceira cidade brasileira a possuir um bonde elétrico.
No espaço são realizados shows e exposições culturais e é aberto a visitação com entrada gratuita, funcionando de segunda-feira a sábado das 13h às 17h, e das 11h às 15h, aos domingos.
Espero que tenham gostado.
Paulo Almeida Filho – Inativo/Am
FONTE: Wikipédia, Google, – VICTÓRIA MOTTA- VICTORIA.MOTTA@AMAZONSAT.COM.BR
Comentários
-
19 set 2024
II Encontro de Mulheres Empresárias do Amazonas e III Encontro Estadual do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura CMEC AM
-
16 set 2024
-
Paulo Almeida Filho – Aposentado/Am
05 ago 2024
LIGANDO MANAUS A BOA VISTA PELA ÁGUA.
-
Notícias
01 ago 2024
153 Anos de História: ACA Celebra Aniversário com Evento Memorável no jornal O Lojista