Imprensa

Notícias

Artigo

Sem medo da crítica

Por Cintia Lima

3 de março de 2023 às 15:59 Compartilhe

O medo das críticas pode derrubar você, pois quanto mais colocar força nele, mais diminuirá as suas forças. Se você realmente deseja fazer algo significativo precisará aprender a lidar com as críticas e julgamentos, pois são inevitáveis diante das realizações.

 

Se fosse para ter algum medo neste sentido, diria para ter medo de não ser criticado, pois representa que você está produzindo, se mexendo, fazendo algo. Mesmo que cometa erros, que não saia perfeito, ter algum resultado é melhor do que não ter nada.

 

Obviamente não é confortável receber críticas e no fundo ninguém gosta de ser criticado, mas se for para realizar os seus sonhos e conquistar os seus objetivos vale a pena não se importar com a opinião alheia e avançar.

 

Não estou dizendo que você vai ignorar as ideias dos outros, se fechar para o feedback negativo, aprender pelo olhar do outro. Estou falando do medo que paralisa suas ações com desejo de ser aprovado e aceito por todos.

 

Ter a ilusão de que as pessoas não falarão mal de você, de que não será julgado, de que tudo o que fizer ficará imune das críticas deixará você inseguro e não conseguirá mostrar todo o potencial do que é capaz de fazer com o constante receio de decepcionar os outros.

 

Esse medo possui efeitos devastadores para a realização pessoal, principalmente porque ele destrói a iniciativa e desencoraja o uso da imaginação, nos acanha. É ele que elimina toda sua coragem de ousadia e acaba muitas vezes deixando as metas de lado, por medo de fracassar e ser apontado como alguém que não conseguiu.

 

É este medo de não ser aceito ou de ser criticado que aumentará o seu nervosismo e sua timidez, limitando a demonstração das suas competências e apaga qualquer possibilidade de você mostrar o que pensa, de expor seu ponto vista ou até mesmo de falar o que sabe.

 

Não enfrentar o medo da crítica faz você se esquivar em vez de enfrentar os assuntos que precisa tratar, demonstra falta de firmeza em se expressar e em muitas situações gerando um complexo de inferioridade e menos valia.

 

Por outro lado, não ter medo da crítica e enxergar a situação com um direito natural do outro apontar o que pensa sem atingir mental ou emocional você, fará com que se sinta mais confiante e capaz para abraçar as oportunidades de crescimento, bem como entender que haverão derrotas e elas não derrubarão o seu desejo de vencer por vergonha de não ter conseguido desta vez.

 

Ter a visão de que podemos usar as críticas a nosso favor, também é um grande benefício, pois na maioria das vezes, quando recebemos uma crítica, tratamos um certo afastamento e levamos para o lado ofensivo e pessoal. Independente de quem diz, podemos aprender a escutar e processar a informação para usar seus elementos que fazem sentido para nossa própria evolução ou simplesmente podemos desconsiderar e seguir nosso plano.

 

Quando nem permitimos escutar, podemos perder a oportunidade de entender um ponto de vista diferente e nem aproveitar este ângulo de percepção. É um exercício de desassociar o comentário de seu conteúdo e ao invés de ser doloroso, usar de forma positiva a informação.

 

Ao ficarmos mais racionais diante da crítica, sem temê-la, podemos esclarecer a questão e talvez vejamos que podemos modificar algo no nosso comportamento ou na nossa entrega que não foi tão adequada.

 

Se o que a pessoa diz não faz sentido ou ela está errada do ponto de vista que acreditamos, não precisamos nos ferir e nem rebater. Essa será a forma mais assertiva para não potencializar os ataques, os julgamentos ou semelhantes por parte da outra pessoa, mantendo sua autoestima, autoconfiança e autoamor.

 

Fica quase que evidente que para superar o medo de ser criticado é, aprender a ser criticado e não se importar em receber as críticas. Assim, será possível reagir com serenidade diante das situações e não tirar o foco do que é realmente importante. Para tanto, vale aprender a controlar seus impulsos negativos, não se sentir atacado e aprender a separar a crítica de quem você realmente é, afinal, a crítica é apenas uma opinião.

 

Ame quem tem se tornado, com seus erros e acertos. Sua aprovação por você será a sua melhor crítica, as outras, deixa elas virem. Você não tem medo de críticas.

 

Cintia Lima

Psicóloga, Mentora de Líderes e Master Coach

@psi.cintialima

Comentários

Buscar

Compartilhe

Sem medo da crítica

Guia de Associados