O futebol amazonense, começa no Bosque Clube, na Avenida Constantino Nery.
Chamado ‟Campo do Bosque Municipal”, e lá nasce o futebol no Amazonas, em Manaus, segundo depoimento do escritor e historiador Marcio de Souza.
O primeiro clube de futebol no Amazonas se chamava RACING CLUBE AMAZONENSE, ou seja, o primeiro Clube Alvinegro do Amazonas.
E, no ano de 1900, existia em Manaus o Sport Club Amazonense.
Na época localizava-se na Rua Municipal, hoje Avenida 7 de setembro, bem no centro de Manaus, próximo ao Comércio 22 Paulista.
Começaram a procurar um local para jogar o futebol, e, o local escolhido foi a Praça Floriano Peixoto, no bairro de Cachoeirinha, hoje Hospital Militar.
Poucos meses depois, surge outra equipe, chamada Manaos Sport Club, fundada por membros da colônia Inglesa.
Obs: Estas histórias já foram publicadas pelo Artigo 104 Historias do Futebol Amazonense em 28/09/2022.
RACING CLUBE AMAZONENSE
O primeiro clube de futebol no Amazonas, se chamava Racing Clube Amazonense.
Fundado em 13 de maio de 1906, o Racing foi o primeiro clube de futebol do Amazonas. O clube foi fundado em Manaus pelo maranhense José Conduru Pacheco que conheceu o futebol em uma viagem que fizera a Belém.
Sua sede ficava na Rua Saldanha Marinho, nº62, e mandava seus jogos na praça Floriano Peixoto, no bairro da Cachoeirinha.
Desde os primeiros anos do século XX que o futebol já era praticado em Manaus por membros da colônia inglesa, mas ainda não existia na cidade um clube constituído para sua prática.
Coube então ao jovem maranhense, junto com amigos, tomar essa iniciativa e inaugurar sua pioneira agremiação.
As cores do Racing eram o preto e branco e seus principais adversários nos anos de futebol foram as equipes do Sport Manáos, Brasil e Manaos Athletic.
Foi extinto no início de 1912, porém já tinha ajudado a divulgar e impulsionar o futebol entre os amazonenses.
SPORT CLUB AMAZONENSE
Existia em Manaus, no ano de 1900.
Foi fundado em 27 de outubro de 1913, sendo batizado como “Satellite Sporting Club”, por um grupo de estudantes.
Suas cores eram preto e branco e inicialmente sua sede era na Rua Barroso.
Com o nome de Satellite, o clube participou da segunda divisão dos campeonatos de 1914, 1915, 1916 e 1917.
Já com o nome de Amazonas participou de cinco edições do Campeonato Amazonense de Futebol.
A partir de 1917 mudou de nome, passando a se chamar Amazonas Sporting Club.
Sua última participação no Campeonato Amazonense foi em 1923, quando disputou a segunda divisão do certame. A partir de então, a equipe se encontra extinta.
AMAZONAS SPORTING CLUB
O Amazonas Sporting Club, foi uma agremiação da cidade de Manaus (AM), fundado em 27/10/1913, por um grupo de jovens desportistas.
O novo clube teria como atividade principal a prática do futebol que naquele ano já havia conquistado o gosto dos jovens manauaras.
Suas cores eram o preto e branco e sua 1ª sede, ficava localizada na Rua Dr. Moreira, 61 no centro da cidade. Depois mudou de várias vezes.
Em 1918, estava sediado na Rua Luiz Antony, 92.
Em 1920, se mudava para a Rua 24 de maio, 46. Em 1922, estava na Rua Dez de Julho, 180.
MANAUS SPORT CLUB
Manaos Sport Club – fundada por membros da colônia Inglesa. Sport Football Manaos é extinto e surge outro em seu lugar chamado Sport Manaos em 1907.
O Manaos Sporting Club, também grafado como Manáos ou Manaós, foi um clube futebol brasileiro com sede na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.
Tem sua fundação datada de 2 de julho de 1913 e sua sede ficava situada na rua Quintino Bocaiuva.
Disputou sua primeira partida em 17 de agosto de 1913, numa derrota para o Nacional e participou de todas as edições do campeonato estadual entre os anos 1914 a 1931.
Conquistou o título estadual de 1929 e foi extinto em 1931.
SPORT FOOTBAAL MANAUS
Na sequência, o outro fã de futebol, chamado Luís Paulino, funda um outro clube chamado Sport Football Manaus.
Em fevereiro de 1909, surge outra equipe chamada Brasil-Foot-Ball Club.
MANÁOS ATHETIC CLUB
Em 23 de junho de 1908 vai surgir aquele que vai ser considerado o melhor clube de futebol do Amazonas, que é a equipe inglesa Manáos Athletic Club.
Time este formado pela comunidade britânica, que vai ser o primeiro Campeão Amazonense de futebol em 1914.
O Manaos Athletic Club, mais conhecido como Manaos Athletic ou apenas Athletic é uma agremiação esportiva da cidade de Manaus, capital do estado de Amazonas, fundado por ingleses para disputa dos esportes populares em seu país de origem.
Esses pioneiros ingleses introduziram o futebol na capital amazonense pois, no ano de 1903, já disputavam suas partidas na praça Floriano Peixoto, no bairro da Cachoeirinha.
Poucos anos depois acabaram dando origem ao Athletic.
Além do futebol, o clube também se dedicava a outros esportes apreciados pela comunidade britânica como o tênis e o críquete. Mas foi através do esporte bretão que a agremiação esportiva se tornou de fato conhecida e respeitada, pois o Athletic foi o melhor time de futebol que houve no Amazonas no início do século XX.
A primeira notícia estampada na imprensa local de um jogo da equipe inglesa foi o confronto que o Athletic realizou, no dia 4 de Março de 1909, contra a tripulação do cruzador britânico “Pelorus” que se encontrava atracado no porto de Manaus.
A partida realizou-se na Praça Antonio Bittencourt e terminou com uma goleada de 7×0 do “Pelorus” sobre os anglo-manauaras.
Suas cores eram azul marinho e branco. O clube teve seu departamento de futebol desativado e mais tarde foi renomeado como Bosque Clube de Manaus, e existe ainda hoje. O time do Manaos Sport Club, por ter jogadores da liga inglesa, tinham mais experiência, pois lá já praticavam o futebol, e se saia melhor nestes encontros.
Na sequência, o outro fã de futebol, chamado Luís Paulino, funda um outro clube chamado Sport Football Manaos, aí já entra outro rival do Racing.
VASCO DA GAMA
O primeiro Vasco da Gama do Brasil é no Amazonas, fundado em 11 de outubro de 1913, pela Comunidade Portuguesa.
Com isso tem um similar que é o Vasco da Gama do Rio de Janeiro, fundado dois anos depois.
O clube foi fundado em 11 de outubro de 1913 pela colônia de portugueses da cidade de Manaus, e escolheram o navegador da “terrinha” para homenagear no nome do clube.
Apesar de não ter ligação com o clube carioca conhecido nos dias atuais, e ter sido o primeiro com o nome do navegador luso a atuar no futebol brasileiro, curiosamente o Vasco da Gama possuía uniforme parecido com aquele do Rio de Janeiro: camisa branca, calção preto e meias pretas, não possuindo apenas a faixa transversal.
No seu escudo, a cruz pátea, símbolo português, dentro de um brasão simples, pentagonal. O primeiro presidente do clube foi o senhor Manoel Pinto.
O seu campo oficial era conhecido como campo dos Bilhares e sua sede social ficava, inicialmente, na Avenida Eduardo Ribeiro. Porém, depois, a sede era transferida para as Ruas Guilherme Moreira e Instalação.
Durante sua trajetória, o Vasco teve como principais rivais as equipes do Luso e Onze Português.
NACIONAL FUTEBOL CLUBE
O Nacional Futebol Clube, ou simplesmente Nacional, é um clube esportivo brasileiro, com sede na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.
Foi fundado oficialmente em 13 de janeiro de 1913 com o objetivo de ser o clube dos brasileiros no futebol, numa época onde esta modalidade era dominada pelos ingleses que viviam na capital amazonense.
Tem como cores oficiais o azul e o branco, e seus mascotes são a águia e o leão, este último o mais reconhecido e, por isso, o clube é conhecido pela sua torcida como o “Leão da Vila Municipal”, ligando o ao então bairro da Vila Municipal (atual Adrianópolis), onde fica sua sede social.
É um dos clubes mais tradicionais da região norte, sendo o recordista em número de títulos estaduais amazonenses de futebol desde 1918, contando atualmente com 43 conquistas, incluindo um hexacampeonato entre 1976 e 1981.
Foi o primeiro clube do Norte do país a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e é a equipe amazonense que mais disputou essa divisão principal do futebol nacional, tendo disputado um total de 14 edições da competição.
Na Copa do Brasil, o Nacional esteve em 16 edições, também um recorde para equipes locais. Há ainda conquistas importantes no futsal, vôlei, basquete e outros, tornando sua presença página importante da história poliesportiva do estado, como um todo.
É também o clube dono da maior torcida no Amazonas entre equipe locais e a terceira maior da região norte. Seu principal rival esportivo é o Rio Negro, com quem mantém a maior rivalidade do futebol amazonense e um dos maiores clássicos do norte do país.
Em 13 de Janeiro de 1913, um grupo de jovens e senhores motivados pelo futebol, liderados por Manoel Fernandes da Silva, o “Fernandinho”, se reuniu para tratar da fundação de um novo clube esportivo. Nesta reunião houve mais de 20 presentes, muitos destes mais tarde obtiveram destaque na sociedade manauara, seja em suas profissões ou na política. Eram eles:
- Adail Valente, Althberto Rocha, Antônio Craveiro, Cícero Costa, Coriolano Durand, Crisólogo Gastão de Oliveira, Djalma Cavalcante, Fausto Paiva, Francisco Flores, João Valle, Jorge Hermes, José de Mello (Cazuza), José Ernesto, José Linhares, Júlio Linares, Júlio Verner de Matos, Manoel Fernandes, Paulo Mello, Ulysses Linares, Victor Santos Ferreira e Vivaldo Lima.
Assim, em uma casa familiar na Avenida 7 de Setembro (na época intitulada de Rua Municipal), Centro Histórico de Manaus, nascia o Onze Nacional, com a proposta de ser um clube composto unicamente por brasileiros, posição opositora à do Manaos Athletic, equipe forte da época, que só aceitava ingleses.
O Nacional surgia igualmente forte, uma vez que possuía bons jogadores que já tinham passagem por outros clubes, como o Brasil Foot-Ball Club, nascendo como uma espécie de selecionado brasileiro.
O uniforme inicial era quase completamente branco, exceto às meias azuis, com a camisa adornada com uma estrela azul, seu símbolo maior ao nascer.
Quando fundado, o clube recebeu um nome em inglês, em função do esporte ser sido trazido pelos britânicos, assim sendo chamado de “Eleven National”.
ATLETICO RO NEGRO CLUBE
O Atlético Rio Negro Clube (conhecido apenas como Rio Negro, cuja sigla é “ARNC”) é um clube poliesportivo brasileiro, sediado em Manaus.
Fundado em 13 de novembro de 1913 como “Athletic Rio Negro Club”, mais tarde rebatizado usando a grafia atual, o nome do clube é uma homenagem ao Rio Negro, um dos mais importante rio do país.
É um dos clubes mais tradicionais e importantes do Estado do Amazonas, no qual se destaca em diversas modalidades esportivas dentre as quais o vôlei e o futebol profissional.
Tem como principal apelido a alcunha de Barriga Preta, em alusão ao seu uniforme principal, que tem a camisa branca com uma faixa horizontal preta, e seu mascote é o Galo, que lhe rendeu outro apelido, o “Galo Gigante do Norte”.
Seu principal rival no futebol é o Nacional, com quem mantém o maior clássico do futebol amazonense e umas das maiores rivalidades do norte-brasileiro.
Foi o primeiro Clube amazonense a ganhar uma taça a nível regional, a Taça Amazônica de 1928 (enfrentando clubes do Pará), e o primeiro Clube amazonense a ganhar um torneio fora do Brasil, a Copa da Guiana Inglesa em 1963.
É um dos quatro clubes do futebol local que já participou da principal divisão do Campeonato Brasileiro, em sete edições.
Participou ainda por seis vezes da Copa do Brasil.
Schinda, ainda jovem, idealizador de um dos gigantes do futebol nortista, fundou o Rio Negro para o futebol baré.
Shinda Uchôa, ainda um jovem de 16 anos, teve a ideia e insistiu com seus amigos para que criassem um clube. A insistência foi tanta, que no dia 13 de Novembro de 1913, às 16h, um grupo de rapazes se reuniu na residência de Manuel Afonso do Nascimento, na Rua Henrique Martins (hoje Lauro Cavalcante) para concretizar a ideia do jovem.
Os jovens fizeram neste dia a ata de fundação e no meio da leitura do documento, o momento histórico foi brindado com vinho do porto, bebido em autênticas taças francesas de cristal bacará.
Na mesma ocasião, foi realizada uma eleição e o primeiro presidente foi Edgar Lobão.
Uchôa foi designado secretário, recebendo também o título de presidente de honra.
A partir daquele momento, veio a existir o Athletic Rio Negro Club, clube de glórias e grande respeito no futebol nortista, que conquistou ao longo de sua história uma calorosa e fanática torcida que fora apelidada de “A Fiel”, pois sempre estava presente nas mais diversas adversidades do clube.
O brinde realizado em sua fundação recebeu o nome de “Porto de Honra” e virou uma solenidade realizada até hoje nas comemorações de seu aniversário, onde o momento da fundação é repetido, bridando com “vinho do porto” como em 1913.
Das doze taças originais, seis foram recuperadas pelo diretor cultural do clube, Abrahim Baze, que criou um museu para guardar a história do Rio Negro.
Três delas são usadas no brinde atual pelo presidente mais duas autoridades escolhidas por ele durante o evento.
Na casa onde o clube foi fundado, até pouco tempo atrás funcionou o Banco da Mulher, e de acordo com Abrahim Baze, o prédio ainda conserva a mesma arquitetura do início do século. “Um clube de garotos”.
O Rio Negro foi idealizado por jovens, todos brasileiros, praticantes do esporte, principalmente do futebol, que ganhava popularidade entre os jovens manauaras. Dentre esses destacam-se: Ao todo, haviam 11 pessoas no momento de fundação, podemos citar que estavam também presentes: França Marinho, Raymundo Vieira, Leopoldo Neves, Basílio Falcão, Paulo Nascimento, João Falcão, Ascendino Bastos e Affonso Nogueira.
O nome do clube é uma homenagem clara ao rio do qual Manaus está situada a margem esquerda: o Rio Negro. O que torna o Rio Negro um dos poucos clubes profissionais, senão o único que tem em seu nome uma homenagem a algo que de fato é regional. O que torna de longe o Rio Negro o clube mais ligado à imagem da cidade.
NACIONAL FAST CLUBE
O Nacional Fast Clube (conhecido por Fast Clube ou simplesmente Fast) é um clube de futebol brasileiro com sede na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.
Fundado em 8 de julho de 1930 por um grupo de dissidentes do Nacional, que desde então se tornou o grande rival do clube, tem como suas cores o azul, o branco e o vermelho, que são as mesmas da bandeira do Amazonas, e seu mascote é o Rolo Compressor, que também é uma das principais alcunhas do clube.
É detentor de 7 títulos no Campeonato Amazonense, sendo o último deles ganho em 2016 e uma Copa Norte conquistada em 1970.
Em nível nacional, soma 3 participações na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e 5 na Copa do Brasil, além de 2 na Copa Verde.
O clube foi fundado no dia 8 de Julho de 1930, por um grupo de sócios e jogadores dissidentes do Nacional Futebol Clube, que comandados pelo dirigente Vivaldo Lima e pelo então jogador e capitão do time nacionalino Rodolpho Gonçalves, resolveram sair do clube.
A dissidência se deu por discordâncias sobre a política interna do clube. Rodolpho sugeriu em assembleia geral que o estatuto do clube fosse alterado no ponto em que os jogadores eram obrigados a pagar mensalidades e também não tinham direito a voto.
O Nacional era presidido pelo coronel Leopoldo Mattos, e sob sua ordem mudou-se o estatuto do clube às vésperas da eleição presidencial, tirando dos jogadores o direito a voto.
Parte considerável dos jogadores queriam Vivaldo Lima para a presidência, e estavam fechados em torno do nome do médico e dirigente.
Com a manobra, os jogadores, cassados em seus direitos estatutários, não aceitaram a imposição e resolveram sair do Nacional. A ideia inicial foi a de se juntar a outra agremiação da cidade, mas, aos poucos foi sendo amadurecida a ideia de um novo clube, que acabou se consolidando e levado à fundação do Fast Clube e fizeram valer seu desejo fazendo de Vivaldo Lima o primeiro presidente. Como torcedores que eram do clube do qual haviam saído e apegados a seus símbolos, segundo eles, algumas características precisavam ser mantidas: O nome Nacional, que seria oficialmente o nome do clube. A ideia é de que o clube nascido da cisão seria uma continuação alternativa do Nacional já existente. A cor azul, que se juntou ao vermelho e ao branco, para homenagear as cores da bandeira do estado do Amazonas. A sigla NFC. A estrela como símbolo, que foi adotada na cor amarela, como vigora até hoje.
Assim, o novo clube já tinha como nome Nacional, as iniciais NFC, as cores vermelho, azul e branco em virtude da bandeira do Amazonas, além da estrela amarela ao centro do escudo.
O grupo então resolveu consultar o professor Carlos Mesquita, do tradicional Gimnasyo Amazonense Dom Pedro II, para que sugerisse um nome iniciado pela letra F para diferenciar-se do antigo clube.
Assim, o professor, que lecionava Inglês, batizou o clube com o termo “Fast”, que em inglês significa “rápido”, fazendo uma analogia com a rapidez e a destreza que os jogadores que fundavam a nova associação de futebol apresentavam em campo.
SÃO RAIMUNDO SPORTE CLUBE
O São Raimundo Esporte Clube ou apenas São Raimundo é um clube esportivo brasileiro com sede na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Foi fundado oficialmente em 18 de novembro de 1918, a partir junção do seu precursor Risófolis Clube Recreativo e de outros clubes amadores do bairro homônimo.
Recebe a alcunha de “Tufão da Colina” que também lhe serve como mascote, as cores azul royal e branco são suas cores oficiais. Sendo sua principal modalidade, o futebol, é um dos principais times do Amazonas, tendo conquistado 7 Campeonatos Amazonenses e 3 Copas Norte, sendo o maior campeão do torneio regional. Em âmbito nacional, possui 1 vice- campeonato do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série C.
Entre outros feitos, o São Raimundo foi o único clube amazonense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1999, da qual foi semifinalista.
O clube ainda participou por sete edições seguidas do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B e oito edições da Copa do Brasil.
O São Raimundo Esporte Clube foi fundado oficialmente no dia 18 de novembro de 1918, logo após do fim do “boom” da Borracha em Manaus. O nome deve-se ao bairro do São Raimundo onde este é sediado, que por fim deve este nome ao santo, São Raimundo Nonato, que nasceu em 1204, na Espanha. O bairro em Manaus foi, por muito tempo, latifúndio da Igreja Católica, no século XIX, onde foi povoado por imigrantes nordestinos, imigrantes do interior amazônico e afrodescendentes. O bairro de São Raimundo está localizado do lado oposto do Centro histórico de Manaus, separado pela Ponte Fábio Lucena, que foi inaugurada em 1986.
Alguns dos fundadores do São Raimundo são: Belmiro Costa, Olímpio Carvalho, Carlos Frederico, José Quincas, Vidal, Sena e Queiróz.
O presidente desse novo clube era Francisco Rebelo, idealizador do Risófolis anos antes e de outros clubes. A Primeira sede do clube localizava-se na mesma “rua da Ponte”, a rua 5 de setembro. Antes de ter uma sede, as reuniões do clube eram em locais aleatórios e o seu campo velho de treinamento ficava onde hoje encontra-se o Colégio Estadual Pedro Silvestre e a atual sede social do clube.
AMERICA FUTEBOL CLUBE
Foi fundado no dia 2 de agosto de 1939, dentro da família Teixeira, em Manaus, na Rua da Instalação, no porão da casa dos pais de Arthur e Amadeu Teixeira (este, então, com 13 anos de idade).
Depois a sede foi levada à Rua Saldanha Marinho, 255. Anos depois, na rua Lobo D’Almada, 190.
Na década de 1960, o clube rubro obteve uma bela sede social situada no antigo bairro Alto de Nazaré, na Rua Silva Ramos, 972. Nesta sede houve vários bailes carnavalescos, inclusive com diversas rainhas americanas participando do concurso de Rainha do Carnaval de Manaus, com os desfiles ocorrendo na Avenida Eduardo Ribeiro.
Finalmente, em 1978, a Sede foi fincada no Bairro do Parque 10 de Novembro, no Conjunto Castelo Branco, na derradeira residência de Amadeu Teixeira.
O Futebol americano teve seus primórdios no Colégio Dom Bosco, no Centro Antigo de Manaus, na década de 1930. No início, com garotos humildes, internos da referida instituição, demonstrando muita disposição em sempre jogar bem. Era a chance que teriam jogando o futebol com classe e dedicação.
Com o passar dos anos, os irmãos Teixeira, souberam continuar o trabalho e levaram o América à primeira divisão da Antiga FADA (Federação Amazonense de Desportos Atléticos).
De 1951 a 1954, foi tetracampeão estadual, sob o comando técnico do treinador Cláudio Coelho. O clube possuía um uniforme idêntico ao do América Carioca. Realizava seus treinamentos no Centro Social Urbano do bairro do Parque 10, ou no campo do “Formigão” (antigo campo da Rodoviária) na Zona Centro-Oeste da capital amazonense.
Possui seis títulos estaduais, 1951, 1952, 1953, 1954 (daí em seu hino citar que é tetracampeão). A equipe já havia disputado o Brasileiro apenas em 1981, quando foi eliminado pelo Izabelense de Santa Izabel (PA). Na época a competição era chamada de Taça de Bronze, equivalente a Terceira Divisão.
Durante a existência do antigo estádio Vivaldo Lima (Atual Arena da Amazônia Vivaldo Lima) Amadeu Teixeira manteve uma concessão de bar dentro do estádio.
MANAUS FUTEBOL CLUBE
O Manaus Futebol Clube (mais conhecido como Manaus FC ou simplesmente Manaus) é um clube de futebol brasileiro com sede na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Foi fundado em 5 de maio de 2013, tendo o verde, o preto e o branco suas cores oficiais.
É cinco vezes campeão do Campeonato Amazonense de Futebol, sendo o 2º maior vencedor do torneio, no milênio atual.
É ainda vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2019 – Série D, estabelecendo na final o recorde de público da Arena da Amazônia.
A nível regional, o clube foi duas vezes semifinalista da Copa Verde, nas temporadas de 2018 e 2020.
Pode-se dizer que a “raiz” da fundação do Manaus se deu em 14 de Março de 2013, quando Luís Mitoso declarou abertamente que estava renunciando ao posto de vice-presidente do Nacional, clube do qual outrora foi presidente, por conta da contratação do técnico Aderbal Lana.
Um dia depois, Giovanni Silva, que era diretor do departamento de futebol do clube azulino, também anunciou seu desligamento, pelo mesmo motivo. Muito se especulou sobre os passos seguintes da dupla, como ingressar em clubes como Rio Negro e Fast Clube, alguns pelos quais foram convidados para fazer parte do quadro administrativo.
Em junho, ainda sem anunciar a fundação da novel agremiação, Mitoso dava pistas da fundação de um novo clube, para realmente começar um trabalho do zero, sem as dividas que perseguiam os clubes tradicionais.
O Manaus foi fundado em 5 de Maio de 2013, porem, a fundação do novo clube só chegou ao conhecimento do grande público em 3 de Agosto, quando o clube foi filiado regularizado junto a Federação Amazonense de Futebol como equipe profissional.
Em 2017, o time iniciou a temporada comandado por Igor Cearense, contando com elenco de 27 jogadores, mesclando jovens promovidos da base com jogadores de rodagem no cenário local, numa política chamada de “pé no chão” pelo presidente Giovanni Silva.
Existe muitos outros times não citados neste artigo, como também, que não existem mais no futebol do Amazonas.
Peço perdão pela ausência destes times.
Espero que tenham gostado.
Paulo Almeida Filho – Inativo/Am
Comentários
-
Histórias e Lendas
13 jan 2025
Cupuaçu
-
Bares e Restaurante
09 jan 2025
Bares e Restaurantes registram mais de 148 mil novas empresas e projeta crescimento no Amazonas em 12 meses
-
Economia
09 jan 2025
Abertura de empresas no Amazonas cresce 14% aponta sistema de registros da JUCEA
-
turismo internacional
06 jan 2025
Brasil registra recorde histórico de turistas estrangeiros em 2024