De certa forma é exatamente assim que começa o caos da sua empresa, um tanto quanto perturbador é lidar com uma situação que não sabe nem por onde começar, neste artigo de hoje trago para você leitor duas situações diferentes, “Porque não faz nem ideia do que se trata! Mas calma aí, eu sei o que é, mas não enxergo, mas está na sua frente, não estou vendo, claro que não está, porque não conhece a gravidade da situação e nem como iniciou o problema, era para ter acompanhado o processo e não o fez”, são discussões assim que crescem cada vez mais nas empresas, mas isso se deve pelo fator da falta de diálogo que ainda perdura até hoje nas empresas. Eu me lembro que um dia fui até uma loja de material de construção e um certo vendedor respondeu minha pergunta se tinha o produto ou não que eu estava procurando, “o senhor já verificou com a caixa para ver se tem o que procura? Fiquei olhando firme para ele, achando que ele tivesse se equivocado, mas você não é o vendedor da loja? Ele respondeu: mas não sou do estoque, continuei sem entender nada, deixei para lá, a final de contas o rapaz era vendedor e deveria saber se tinha ou não o produto, resumindo, a empresa deixou de ganhar, perdeu consumidor, com certeza está totalmente desorganizada de processos e pessoal destreinado.
Isso é muito comum acontecer, por essas e outras vimos em anúncios de vagas em aberto, mas falta mão de obra qualificada, é de responsabilidade do funcionário se qualificar e também da empresa valorizar os seus para evitar a rotatividade “Turnover”, e reter talentos, prejudicando seu quadro de profissionais e reduzindo a receita e a saúde da sua empresa. Mas também as culpas são dos empresários, dono de empresas que ainda tem a mentalidade fechada e só enxergam o que querem e não o que pode ser melhorado.
Recentemente vimos nos veículos de comunicação pelo Brasil a situação aberta do grupo das lojas Americanas que foi uma aula de ausência de gestão sim, sabe por quê, numa empresa tudo é organização e controle, pode ter ocorrido um erro, pode, mas também pode ter ocorrido falta de controle e antecipação dos riscos, autoconfiança, e isso é grave! A empresa deve ser tratada com o máximo de responsabilidade possível devido aos processos em rotação diário. Claro que há diversos fatores que levaram aos problemas e isso não acontece de forma nenhuma de um dia para o outro, e isso temos que levar em consideração, claro que essa situação não nos compete, mas temos que tirar proveito e trazer para a realidade a reflexão, independente se é uma empresa pequena ou grande, sempre deverá ter um padrão de organização e controle e principalmente provisionamento de crescimento.
O cenário vira um caos e reflete na demissão em massa prejudicando diversas famílias com o desemprego de seus profissionais, lidar com a falência é um processo delicado e desafiador tanto para o proprietário quanto para investidores e seus colaboradores. Há várias atividades a serem verificadas para que isso não ocorra, avalie a situação financeira da sua empresa de forma rotativa, analisando despesas, dívidas, fluxos de caixas, sempre leve em consideração um bom profissional a frente para tratar com segurança seus negócios. A tratativas paralelas devem ser feitas com muita cautela e negociar as dívidas com seus credores de forma responsável negociando prazos e opções de pagamento. Entenda que reduzir despesas e benefícios é necessário e fundamental para o equilíbrio das finanças para não apertar no orçamento, não inchar a empresa. O empresário tem que entender que contratar muitos funcionários não quer dizer produtividade, é o maior erro hoje nas empresas. Em meio a crises, utiliza seu tempo para organizar, treinar funcionário, buscar opções de renda, transforme seu estoque em feira de oportunidade para seus clientes, recalcule os descontos e os prazos, amplie sua cobrança, desligue pessoas improdutivas, lance campanhas de incentivo para seu time, revise sua margem de lucro, realize ações com seus clientes, enfim crie alternativas para se manter de pé no mercado.
Nossa empresa tem o habito de tratar nosso cliente de acordo com nosso valores institucionais, oferecendo oportunidade de crescimento e contribuindo para o melhor serviços de qualidade, agregando expansão e o aperfeiçoamento no mercado de forma rentável com transparência, ética e principalmente cuidando com responsabilidade.
“Ser empresário é fácil, difícil é manter-se nessa floresta de concreto”. Giovanni Montini
Comentários
-
19 set 2024
II Encontro de Mulheres Empresárias do Amazonas e III Encontro Estadual do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura CMEC AM
-
16 set 2024
-
Paulo Almeida Filho – Aposentado/Am
05 ago 2024
LIGANDO MANAUS A BOA VISTA PELA ÁGUA.
-
Notícias
01 ago 2024
153 Anos de História: ACA Celebra Aniversário com Evento Memorável no jornal O Lojista