O que a linguagem corporal, verbal e oral tem a ver com o profissional liberal?
Tudo!
O profissional liberal é um ser humano, tem suas particularidades, seus gatilhos mentais e arquétipos de linguagem.
A linguagem corporal é a linguagem da emoção. A linguagem verbal é a linguagem da razão. A linguagem oral é a linguagem da persuasão. Todas as três precisam estar localizadas para que nossa mensagem tenha impacto na pessoa com quem estamos conversando.
Não dá para falar sobre empatia se não existir empatia no corpo e na voz do profissional liberal. Não dá para ser persuasivo se não tivermos um discurso consistente com o nosso corpo e com a nossa voz. Não dá para transmitir confiança se não tivermos uma postura corporal confiante e uma fala respectivamente consistente com a expressão corporal.
Compreendendo as complexas relações entre linguagem não-verbal, verbal e oral, podemos nos apresentar com profissionalismo a qualquer momento.
Comunicação é o que há de mais importante no mundo dos negócios. A forma como você verbaliza e expressa seus pensamentos, seu tom de voz e suas atitudes são os elementos que vão determinar se você conseguirá se diferenciar dos outros profissionais.
Mas para que você consiga fazer isso, precisa entender que existem coisas tão simples quanto a linguagem corporal correta, a comunicação verbal e oral, bem como gatilhos mentais e arquétipos de linguagem. Quando você souber utilizar esses elementos da maneira certa, vai conseguir chamar a atenção e fidelizar clientes, conquistar novas parcerias e criar uma imagem positiva em seu ambiente profissional.
A palavra-chave aqui é: acompanhar o tempo do outro. Quando você respeita o tempo do cliente, eles vão se sentir mais importantes e preocupados com seus problemas. Se você entender que os problemas deles são importantes demais para serem ignorados, eles vão ficar felizes em saber que você está disposto a ouvir o que têm a dizer.
Este tipo de atitude pode fazer uma grande diferença na forma como os clientes veem sua empresa. Esteja sempre atento às necessidades de seus clientes e não permita que elas caiam no esquecimento.
As empresas sabem que o atendimento ao cliente é uma parte importante do negócio, mas também sabem que a qualidade do serviço prestado pode fazer uma grande diferença na forma como os clientes veem sua empresa. Por isso, é importante que os profissionais estejam preparados para lidar com as demandas dos clientes e prestar um atendimento personalizado.
Aproveite cada oportunidade para mostrar ao cliente que você realmente se importa com ele. É possível, por exemplo, seguir as reações do consumidor nas prestação do serviço e responder rapidamente às solicitações. Não só isso vai lhe trazer um bom retorno financeiro como também vai aumentar a satisfação dos consumidores e consequentemente a imagem de sua empresa no mercado.
Fica a dica, estude comunicação. Forte abraço!
Prof. Dr. Flávio Fayad.
Cirurgião bucomaxilofacial e implantodontista.
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