Cheia de 2022 atinge fortemente o comércio da rua dos barés, no centro de Manaus
Por Karina Ramos
Supervisão e Edição: Paulo Couto
23/05/2022 10h35
Nesta segunda-feira, (23), o nível do Rio Negro na capital amazonense já registra 29,37 metros. A rua dos barés, localizada no centro da cidade, está parcialmente inundada, o que tem causado alguns prejuízos aos comerciantes da região, como nos explica Toiti Onizuka, gerente de uma loja de Hortifruti nessa rua:
“Antes da cheia nós tínhamos até uma boa venda. Com essa cheia, além de nos prejudicar, caiu muito as nossas vendas. É como você está vendo, a gente tem que andar em cima de pallet. É arriscado até mesmo a gente cair aqui dentro, como já aconteceu hoje, né? O rapaz caiu aqui, quase se machuca”, disse ele.
Onizuka nos contou ainda, que em 2021 precisou alugar um ponto comercial em outro local, para não ter que parar de trabalhar. Na parede do estabelecimento, é possível ver a marca que a inundação chegou no ano passado.
O comércio que Júlio Giraldelli gerencia, teve uma redução de 30% no movimento desde a interdição da rua. No ano anterior, o estabelecimento teve um grande prejuízo quando a loja foi inundada pelas águas do Rio Negro, e por esse motivo, a direção do estabelecimento optou por levantar o piso com bastante antecedência:
“Há dois meses atrás nós levantamos o piso aqui, porque no ano passado quando começou a cheia nós fechamos o prédio fomos embora, e no outro dia de madrugada tinha entrado água dentro desse prédio. Perdemos muita mercadoria como: amendoim, castanha, caju, café do Pará, soja clara, soja escura e outros itens que a gente tem”, concluiu.
A Feira Manaus moderna teve o piso elevado pela Prefeitura de Manaus por precaução, já que na última enchente, foi necessário realizar a realocação de parte dos permissionários para uma balsa no Rio Negro.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, Manaus já atingiu a cota de inundação severa, subindo em média 3cm por dia, podendo chegar até 29,80 metros, com 30% de chance de ultrapassar os 30,02 metros, nível histórico atingido em 2021.
Comentários
-
Histórias e Lendas
13 jan 2025
Cupuaçu
-
Bares e Restaurante
09 jan 2025
Bares e Restaurantes registram mais de 148 mil novas empresas e projeta crescimento no Amazonas em 12 meses
-
Economia
09 jan 2025
Abertura de empresas no Amazonas cresce 14% aponta sistema de registros da JUCEA
-
turismo internacional
06 jan 2025
Brasil registra recorde histórico de turistas estrangeiros em 2024